29/03/2024 03:54:49

Alagoas
21/12/2019 00:00:00

"Impacto já foi superado", diz secretário do turismo em Alagoas sobre manchas de óleo


As manchas de óleo que atingiram praias do Nordeste, inclusive em Alagoas, causou um impacto que já foi superado. A afirmação é do secretário Rafael Brito, do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas. O Cada Minuto também conversou com Rafael sobre a vinda de indústrias para o estado e o crescimento do turismo.

Além disso, Brito falou sobre política e citou alguns nomes que podem ser cotados para as eleições do próximo ano. Rafael disse ser um soldado do Governo e criticou a Prefeitura de Maceió. “Acredito que o governador Renan Filho vai discutir no momento certo e com uma chapa vencedora para trazer para Maceió os avanços que o estado está tendo”, disse.

Confira a entrevista abaixo:

1) Após as manchas de óleo que atingiram as praias de Alagoas, como foi o impacto turístico e econômico no estado?

Houve um impacto que já foi superado. Principalmente pela desinformação que a mídia do Sul e Sudeste promoveu em relação ao assunto. Eles promoveram um pânico generalizado nas pessoas, nada daquilo ficou comprovado. As águas de todo Nordeste estão balneáveis com testes e laudos já feitos, com peixes e crustáceos para serem consumidos e isso aconteceu. Eles fizeram esse carnaval e terminaram por um tempo prejudicando o turismo de todo Nordeste. Mas agora com um tempo a informação verídica foi aparecendo e as pessoas já sabem que a crise do óleo já passou e não atrapalha o dia a dia de quem vem ao Nordeste.

2) O setor gastronômico ainda sofre queda por conta das manchas, como o setor pode contribuir para reverter essa imagem?

Com os laudos que foram feitos inicialmente pela Universidade Federal de Pernambuco. Todos os peixes e crustáceos estavam aptos a consumo humano sem nenhum vestígio toxicológico. As pessoas que chegam aqui nesse momento nem falam mais de óleo. É uma coisa que ficou pra trás.

3) Nos últimos dois anos, a vinda de novas indústrias e empresas para Alagoas aumentou em quanto o desenvolvimento econômico no estado?

Esse é o momento que o país viveu uma crise econômica forte. Essa foi a maior crise econômica da história do nosso país, desde quando existe a métrica, nunca o Brasil teve uma crise econômica como essa. O país hoje começa a recuperar a atividade econômica, mas ainda muito longe como períodos anteriores. Alagoas não é diferente, não é uma ilha, mas nesse período captamos muitos investimentos para o nosso estado. O primeiro resultado é que Alagoas recuperou a atividade econômica em termos de anterior a crise, é um dos poucos estados do país em que os níveis de desemprego foram prejudicados comparado com Pernambuco. Isso sem dúvida se dá ao crescimento do turismo e da captação de recursos, como a mineradora Vale Verde que foi captada e está em plena fase de instalação com um investimento de R$ 1 bilhão e empregando 900 pessoas de forma direta. Não é um investimento que captamos direto. Em 2020 vai entrar 1.500 empregos direto nas cidades de Craíbas e Arapiraca.

4) O governo fez a divulgação de Alagoas para atrair mais turistas, qual a expectativa para o final de ano? E quais são os planos da secretaria para o ano que vem?

O Governo nunca investiu tanto em divulgação de destino como investe hoje. Recentemente conquistamos o primeiro voo regular pela primeira vez na história de Alagoas entre o continente Europeu e Maceió. O governo há dois anos negocia com a TAP e nesse momento para consolidar o voo estamos fazendo um grande investimento em divulgação de Maceió e Alagoas. Nós queremos ter um turismo que gere emprego e que possa crescer. Não há nada que diga que Alagoas tem que ser o terceiro lugar do turismo do Nordeste, a não ser que a gente mesmo espera do nosso destino. A gente precisa crescer no número de hotéis, de quartos, crescer a malha aérea e as condições das estradas para receber os turistas, e crescer em divulgação. Esse tripé dando passos em conjunto faz com que a gente tenha mais turismo no estado.

5) Na questão política, por causa da sua ligação forte com o governador, você acredita que seu nome pode ser sugerido para candidato a prefeito de Maceió?

Eu sou um soldado e eu acredito que o governador hoje tenha um grande nome para colocar à disposição do povo. Depende muito mais dessa pessoa do que do governador e todos nós esperamos ansiosamente para que essa candidatura fique posta, mas há também outras opções dentro do governo: como é o caso do secretário de Saúde, Alexandre Ayres ou do Mozart Amaral que tem feito um trabalho brilhante nas grotas. Outros nomes mais técnicos como é o caso de George Santoro, então tem muita gente dentro do governo desprovida de vaidade, mas com o sentimento de levar o trabalho que está sendo feito no Governo do Estado para a Prefeitura de Maceió. Quando você bota em parâmetro o que o estado fez em cinco anos é incomparável com o que a prefeitura fez nos 8 anos. Agora lança uma nova Maceió. Eu achei engraçado como as pessoas criaram um programa chamado “Uma nova Maceió” porque vai contra os sete anos. É porque de sete anos pra trás eles não conseguiram fazer nada. 

6) Rola nos bastidores que o seu nome foi sugerido como vice do Alfredo Gaspar, como avalia o nome dele para a política?

Como eu disse: eu sou um soldado. O Alfredo é um grande amigo, um grande realizador da Segurança Pública e iniciou a redução história da violência. Acredito que essa dobradinha Alfredo e  Renan Filho daria certo. Acredito que o governador Renan Filho vai discutir no momento certo com uma chapa vencedora para trazer para Maceió os avanços que o estado está tendo.

Cada Minuto




Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News