19/04/2024 15:29:08

Saúde
20/12/2019 19:00:00

Baixo estoque de sangue pode cancelar cirurgias eletivas em Alagoas


Baixo estoque de sangue pode cancelar cirurgias eletivas em Alagoas

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) informou nesta semana que o baixo estoque de sangue disponível para atender às transfusões nas unidades de saúde do estado pode provocar o cancelamento de cirurgias eletivas, já que a demanda atual deve ficar disponível para atender apenas os casos emergenciais.

Diante desta situação, que é considerada crítica para este período de festas de fim de ano em que, consequentemente, crescem os acidentes de trânsito, o Hemoal solicita que doadores de sangue procurem o hemocentro para tentar regularizar o estoque.

Até a tarde da terça-feira (17), estavam armazenadas apenas 330 bolsas de sangue das 600 necessárias para assegurar a demanda de transfusões no estado.

A gerente do Hemoal, médica Verônica Guedes, faz uma apelo à sensibilidade dos alagoanos que já são doadores de sangue habituais e àqueles que nunca se candidataram ao gesto que pode salvar até quatro vidas.

“Repetimos mais uma vez que o sangue não se fabrica artificialmente e, apesar de ser um medicamento, não se compra em farmácias. Por isso, apelamos à solidariedade do povo alagoano para que compareça às Unidades do Hemoal em Maceió e Arapiraca antes do Natal e Réveillon”, salientou.

Doação de sangue
Em Maceió, os voluntários podem realizar as doações de sangue no Hemoal Trapiche, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 8h às 17h. A unidade está localizada na Rua Dr. Jorge de Lima, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE).

Também é possível se candidatar a doação de sangue no Hemoal Farol, que funciona no Hospital Veredas (antigo Hospital do Açúcar), e atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h.

Já no interior do Estado, as doações podem ser realizadas no Hemoal Arapiraca, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, no prédio do Laboratório Municipal, na Rua Geraldo Barboza, no bairro Centro.

Critérios

Além de ter peso igual ou superior a 50 kg, idade entre 16 e 69 anos, o candidato à doação de sangue deve portar um documento de identificação com foto. No caso dos menores de 18 anos, é imprescindível estar acompanhado dos pais e portar um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.

Há impedimento para as pessoas que tenham contraído hepatite, após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas. No caso das gestantes e lactantes é proibida a doação e, para repetir o ato solidário, as mulheres ficam impedidas durante três meses e os homens devem respeitar um prazo de dois meses.

Real Deodorense



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 31
Notícias Agora
Google News