19/04/2024 21:46:53

08/06/2009 00:00:00

Municipios


Municipios

Nesta segunda-feira (8), o município de Campo Alegre estará em festa, comemorando o seu 49° aniversário de emancipação política. O prefeito Maurício Tenório e sua equipe, a primeira-dama Rose Porto e a Câmara Municipal de Vereadores prepararam uma vasta programação, que se alongará durante todo o dia com atividades cívicas, culturais, esportivas, além da inauguração de várias obras.

 O anúncio que o dia será festivo será dado logo cedo, exatamente as 5 horas da manhã, quando uma salva de tiros anunciará mais um aniversário do município. Às 7 horas será realizada a tradicional corrida do fogo simbólico, onde atletas percorrerão as diversas ruas da cidade carregando uma tocha e, em seguida, acenderão uma pira, semelhante ao que ocorre nas olimpíadas.

Em seguida, o prefeito Maurício Tenório, acompanhado de outras autoridades fará o hasteamento dos pavilhões municipal, estadual e nacional, ao som do Hino Nacional, que será executado pela Banda Fanfarra local. Após a solenidade cívica, todas as autoridades se dirigirão a Igreja Matriz de Campo Alegre, onde será celebrada uma Missa em Ação de Graças.
Às 10 horas, os apaixonados por futebol poderão prestigiar uma partida festiva, envolvendo as equipes do Clube de Regatas Brasil (CRB) e um combinado formado pelos melhores atletas de Campo Alegre. O jogo acontecerá na Fazenda Mineiro, localizada na zona rural do município e deverá reunir centenas de torcedores.

No período da tarde, por volta das 14 horas, o prefeito Maurício Tenório iniciará uma bateria de inaugurações em todo o município, além do lançamento de novas obras que serão executadas ainda este ano. Às 16 horas, as ruas da cidade serão tomadas por um desfile de cores, brilho e sincronia, com a realização do tradicional desfile cívico, que reunirá grupos de fanfarra de Campo Alegre, do Distrito de Luziápolis, além de diversos municípios convidados.

À noite, encerrando as atividades, será realizado um grande show musical com a Banda Bakanas é Show e o cantor Julinho Porradão, que comandarão a festa até o dia amanhecer no Novo Show Palco.

HISTÓRIA - Entre 1750 e 1800 o cacique de uma tribo da nação Açonas, que ocupava a região de Porto Real do Colégio, raptou Ana Margarida de Barros, filha de um rico português que veio para Alagoas fugindo da seca de Sergipe.

O índio e Ana Margarida viveram por muito tempo em Salomé, atual São Sebastião, e se casaram religiosamente na Diocese de Penedo. Da união nasceu Antonio de Barros que, anos depois, chegou ao local onde hoje é o município de Campo Alegre, e foi morar num lugar chamado Mosquito de Cima, próximo ao Engenho Mosquito.

Antonio de Barros deu os primeiros passos para a colonização do município. Casou-se com a filha da proprietária do engenho e iniciou a construção da igreja no povoado, que foi concluída por seu filho, Manoel Felipe de Novaes.

Segundo documentos, em 1870 já se falava no distrito de Mosquito, pertencendo a São Miguel dos Campos. O cartório de registro civil data de 21 de maio de 1908. Missionários passaram pelo lugarejo e deixaram uma imagem de Bom Jesus dos Aflitos, padroeiro da cidade.

O nome Mosquito foi mudado pelo padre Júlio de Albuquerque, que, escrevendo a um amigo, definiu a região como um "campo alegre". Campo Alegre elevado à categoria de município em 1960 teve instalação oficial no mesmo ano. Adauto Fernandes Vieira, João Fernandes Vieira e Luiz Soares de Oliveira se destacaram no movimento de emancipação.

De acordo com o último censo do IBGE, Campo Alegre atualmente possui 41.028 habitantes.
 

por Jornal Alagoas em Tempo


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 32
Notícias Agora
Google News