28/03/2024 21:41:20

08/06/2009 00:00:00

Municipios


Municipios

Trabalhadores rurais encontraram durante o fim de semana passado, na comunidade sitio Alazão, na zona rural de Arapiraca uma igaçaba (vaso funerário em cerâmica utilizado como urna funerária pelos indígenas).

A igaçaba encontrada continha em seu interior fragmentos de uma ossada humana. O vaso foi encontrado quando os trabalhadores preparavam o terreno para o cultivo da mandioca.

Sem conhecimento da descoberta de objeto arqueológico, os trabalhadores rurais acionaram a Policia Militar e o Instituto Médico Legal de Arapiraca – IML.

Os peritos do IML perceberem que se tratava de uma peça arqueológica e acionaram o professor e pesquisador Zezito Guedes, que esteve no local e comunicou o fato ao departamento de arqueologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Inicialmente, a igaçaba com os restos mortais foram levadas para o Campus Avançado da unidade de ensino superior em Arapiraca e em seguida deverá ser levado para o Campus na capital do Estado para estudos.

Igaçabas semelhantes já foram encontradas em vários municípios de Alagoas, como Atalaia e Palmeira dos Índios, onde o historiador e escritor Luiz Torres, consegui desenterrar mais de trinta igaçabas. Alguns dos objetos e os restos mortais de índios estão expostos no Museu Xucurus em Palmeira dos Índios.

Igaçabas

Luiz Torres, em seu livro “Os índios Xukuru & Kariri,” explica que, as igaçabas eram feitas de barro cozido, que lhes assegura, mesmo sob o solo, duradoura resistência por muitos anos. Todas as peças encontradas pelo autor são muito simples, sem qualquer pintura, relevo ou baixo relevo, que chamem a atenção.

Segundo Luiz Torres, duas tribos estabeleceram-se em Palmeira dos Índios e na região, no inicio do século XVIII, mais ou menos em 1770, a dos Xukuru e dos Kariri, ambas da nação Tupi, segundos os estudiosos. Essas tribos se encontraram após longa peregrinação dos colonizadores portugueses e brasileiros. Eles exploravam as terras onde as riquezas estivessem virgens e livres da ganância dos que chegaram primeiro.

Fonte: Roberto Gonçalves



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 94
Notícias Agora
Google News