29/03/2024 02:26:26

Mundo
15/12/2019 12:00:00

Cidade francesa proíbe mortes aos finais de semana


Cidade francesa proíbe mortes aos finais de semana

De acordo com a revista Forbes, a nova lei é uma forma de chamar a atenção para os problemas no sistema de saúde nas zonas rurais da França. A questão não é nova, mas veio à tona no dia 1º de dezembro, um domingo, quando um homem faleceu em uma casa de repouso e nenhum médico queria ir até a cidade para assinar um atestado de óbito.

A cidade governada pela prefeita Isabelle Dugelet recebe ambulâncias das cidades maiores da região. No entanto, esses serviços de saúde não têm plantões aos finais de semana. Os habitantes das cidades menores podem se deslocar até locais onde serão atendidos, mas muitos deles acabam sendo multados por usarem o sistema público de saúde fora de sua área de residência.

No dia 1º de dezembro, a prefeita de La Gresle ouviu que, na falta de um médico, os policiais da cidade poderiam assinar o atestado de óbito para que os preparativos para o enterro começassem – o que Dugelet considerou "uma incrível falta de respeito com as famílias".

A prefeita demorou mais de três horas para encontrar um médico disposto a se deslocar até a cidade, a 80 km ao noroeste de Lyon. Ela espera que, com o decreto que ela mesma considera absurdo, ela consiga destacar "a situação que ela acredita ser sintomática no sistema de saúde da França rural".

Yahoo Notícias



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News