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07/06/2009 00:00:00

Especiais


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com agêncialagoas // ana paula feitosa

Quase todos os serviços de atendimento aos usuários do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) serão interrompidos durante dez dias, a partir da noite do próximo dia 12, para a mudança na plataforma do sistema de informática. A interrupção abrangerá a sede do Detran, no Pontal, os Serviços de Atendimento ao Cidadão(SACs), as clínicas de exames e todas as Ciretrans no interior do Estado.

O sistema será desativado às 22h da sexta-feira, 12, e só voltará a ser reativado, já com a nova plataforma, à zero hora da segunda-feira, 22 de junho.

Com a mudança, a expectativa é de que a nova tecnologia, depois de implantada e testada, facilite a vida dos usuários quando procurarem os serviços do órgão. O Detran migrará do chamado “protocolo SNA”, que vinha usando há mais de 20 anos — um sistema hoje considerado obsoleto e arcaico —, para o sistema TCP/IP, utilizado em redes de internet.

Essa mudança, esperam os técnicos, vai proporcionar um atendimento mais rápido e de maior qualidade ao usuário, além de acesso mais ágil ao endereço eletrônico do Detran.

Os serviços relacionados a veículos que envolvem primeiro emplacamento, alteração de dados, habilitação, transferência e registro de veículos, inclusive de outros estados, estarão entre os temporariamente suspensos por causa da migração.

Para não causar transtornos maiores aos usuários, os exames práticos (de direção) e teóricos que já estão agendados para o período de interrupção do sistema serão aplicados normalmente. Mas não haverá novos agendamentos para este período.

Também as vistorias de veículos, que são realizadas na sede do Detran e no Shopping Miramar, no Barro Duro, que estejam agendadas para esse período, serão realizadas conforme o previsto. E os usuários que tiverem aberto processos cujo vencimento ocorra durante o período de interrupção dos serviços, também não serão prejudicados.

Estarão sem funcionamento para os usuários o Serviço de Atendimento Integrado(SAI), na sede do Pontal; os SACs do Centro, Farol, Mangabeiras e Miramar (neste último, a exceção é para as vistorias já agendadas), e todas as 12 Ciretrans no interior do Estado, porque nesses postos todo o atendimento depende de acesso ao sistema de informática, que estará desativado.

O diretor-presidente do Detran, Antônio Sapucaia, disse que a paralisação das atividades causará inevitáveis contratempos aos usuários que dependem dos serviços do órgão, mas ressaltou que a mudança é necessária. Segundo ele, o novo sistema proporcionará um considerável salto no rumo de mais eficiência, modernização, rapidez e qualidade nos serviços prestados pela autarquia.

“Sabemos que a paralisação dos trabalhos poderá causar transtornos a muitos usuários, mas a alteração do sistema é uma medida necessária”, explica. “Há mais de dez anos o Detran vem trabalhando com um sistema obsoleto, que precisava ser modernizado. Por isso, pedimos a compreensão da população porque essas mudanças fazem parte da reestruturação e modernização do Detran”, afirma Sapucaia.

Segundo o titular da Coordenadoria de Gestão de Tecnologia da Informação (CGTI) do Detran, Marcus Bandeira, a atualização da plataforma visa também a reduzir os gastos com o sistema tecnológico utilizado pela autarquia, além de desenvolver uma comunicação mais eficiente entre os sistemas que compõem os demais órgãos de trânsito no Estado. “A alteração na plataforma foi baseada principalmente na eficiência e economia do órgão”, diz. “Com essas mudanças, pretendemos ficar no mesmo patamar tecnológico da Secretaria da Fazenda e dos sistemas bancários”, completa.

Há pelo menos três semanas, técnicos de todas as áreas do Detran estão envolvidos
nesse trabalho, realizando testes para homologar o sistema. “A expectativa é de que durante esse período de mudança, tudo transcorra na maior normalidade”, afirma Marcus Bandeira.
 


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