18/04/2024 06:43:42

Política
12/12/2019 23:00:00

Alagoas pode emplacar novo líder de partido na Câmara dos Deputados


Alagoas pode emplacar novo líder de partido na Câmara dos Deputados

Com uma das menores bancadas do país, Alagoas tem conseguido se sobressair na Câmara dos Deputados. A regra tem sido essa nas últimas décadas. Na legislatura passada, Givaldo Carimbão foi líder do PROS e do PHS e Maurício Quintella foi líder do PR.

Consolidado na liderança do PP, desde a legislatura anterior, Arthur Lira é o líder hoje do maior bloco partidário da Câmara dos Deputados. O Bloco PP, MDB, PTB, que reúne 84 parlamentares.

Estreante na Câmara dos Deputados, o deputado federal Isnaldo Bulhões surpreendeu ao se eleger para a suplência da Mesa Diretora da Casa, numa disputa voto a voto. Chegou lá pela construção que fez no seu partido, o MDB.

Com a eleição do atual líder, Baleia Rossi (SP), para a presidência nacional do MDB, Isnaldo passou a ter seu nome especulado para assumir a liderança do partido.

Por tradição, o presidente de um partido não assume a liderança. Com bom trânsito na bancada e apoio de emedebistas como Renan Calheiros, Bulhões já avisou que topa o desafio.

A troca na liderança deve acontecer ainda este ano.

Na bancada do MDB, com 33 deputados (a sexta maior), Isnaldo transita bem. Além disso, tem mantido relação próxima com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e com o próprio Arthur Lira, líder do bloco.

Ter mais um líder, especialmente de um partido com maior peso, a exemplo do MDB, pode ajudar a abrir mais portas lá em Brasília. Mas essa é outra história.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News