25/04/2024 05:44:34

Geral
11/12/2019 10:30:00

Dia da Consciência Negra 'propaga vitimismo', diz nomeado para Fundação Palmares após reunião com Bolsonaro


Dia da Consciência Negra 'propaga vitimismo', diz nomeado para Fundação Palmares após reunião com Bolsonaro
Sergio Camargo Fundação Palmares

O presidente nomeado da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Nascimento de Camargo, afirmou nesta terça-feira (10) que o Dia da Consciência Negra precisa acabar. Acrescentou que, na opinião dele, a data foi criada pelo campo político de esquerda para "propagar o vitimismo".

Camargo deu a declaração ao deixar o Palácio do Planalto, onde se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro.

A nomeação dele está suspensa desde o último dia 4, por determinação da Justiça Federal do Ceará – o governo informou já ter recorrido da decisão.

"Claro que tem que acabar o Dia da Consciência Negra, que é uma data da qual a esquerda se apropriou para propagar vitimismo e ressentimento racial. Isso não é uma data do negro brasileiro. Isso é uma data de minorias empoderadas pela esquerda, que propagam o ódio, ressentimento e a divisão racial", afirmou.

Levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no mês passado mostra que o trabalhador branco ganha por hora 68% mais que pretos e pardos.

Além disso, segundo um levantamento feito pelo G1 no ano passado mostrou que os brancos são maioria em empregos de elite, e os negros, em vagas sem qualificação.

Redes sociais

Nas redes sociais, Sérgio Nascimento já disse que a escravidão foi "terrível", mas "benéfica para os descendentes" dos escravos porque, na opinião dele, "negros do Brasil vivem melhor que os negros da África".

Nascimento também já afirmou na internet que "não há salvação para o movimento negro", que "precisa ser extinto".

Na entrevista concedida nesta terça-feira, Sérgio Nascimento foi questionado sobre o conteúdo das postagens nas redes sociais. Respondeu, então, que houve "deturpação" do material publicado.

"Eu nunca neguei a existência do racismo no Brasil, isso é uma deturpação das minhas postagens nas redes sociais. Eu afirmo que há racismo. O racismo, porém, não é estrutural, segundo tese da esquerda. Ele é circunstancial", respondeu.

Secretário de Cultura

Também no Planalto, o secretário de Cultura, Roberto Alvim, foi questionado se "endossa" as falas de Camargo sobre escravidão. Alvim disse, então, que as explicações cabem ao chefe da Fundação Palmares.

Na entrevista, o secretário de Cultura acrescentou que Bolsonaro "está muito tranquilo" em relação aos nomes escolhidos por ele para os cargos vinculados à secretaria.

"O que nós estamos lutando é pelo renascimento do conceito de obra de arte. Obra de arte tem múltiplos significados, ela não dirige o pensamento das pessoas, ela não faz propaganda política, não é um palanque político, não é um veículo partidário", declarou Alvim.

Obras de arte

O secretário enfatizou ainda que, "de maneira nenhuma", fará "estrutura de propaganda de qualquer ideologia que seja".

Alvim também afirmou ser "terminantemente contra qualquer forma de censura", exceto "quando a obra vilipendia crianças que são indefesas e expõe essas crianças a conteúdos absolutamente impróprios para essas crianças".

"Nesse caso, a liberdade de expressão do artista deve ser, ficar em segundo plano em relação ao direito das crianças, é o único caso em que eu problematizo o conceito de liberdade de expressão", ressaltou.

G1



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News