26/04/2024 13:24:38

Especial
11/12/2019 08:30:00

O nome da família Lula como alvo da Lava Jato, outra vez


O nome da família Lula como alvo da Lava Jato, outra vez

Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira uma nova fase da operação Lava Jato que tem como objetivo investigar fraudes em contratos celebrados por pelas empresas do grupo Oi/Telemar em favor da Gamecorp/Gol, controlada pelo filho do ex-presidente Lula, Fábio Luis Lula da Silva, o Lulinha, e seus sócios Fernando Bittar, Kalil Bittar e Jonas Suassuna.

O Ministério Público chegou a pedir a prisão do filho de Lula, seus sócios e outros cinco diretores do Grupo Gol, no entanto, a juíza Gabriela Hardt, da 14ª Vara de Curitiba, entendeu que, “não há no momento necessidade de decretação de prisão temporária dos investigados”. No despacho em que autorizou a busca e apreensão, Hardt argumenta que os acusados já foram alvo de ações em 2016, e estão cientes das investigações. De qualquer forma, afirma que as provas indicam "a existência de fortes inícios da prática de crimes como os de corrupção, tráfico de influência, pertinência a organização criminosa e lavagem de dinheiro”.

Batizada de Mapa da Mina, a nova fase, a 69ª da operação, foi determinada pela Justiça Federal de Curitiba e cumpre 47 mandados de busca e apreensão nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e no Distrito Federal, e envolve cerca de 200 policiais federais, com o apoio de 15 auditores fiscais da Receita Federal, disse a PF. O nome da operação foi extraído de arquivo eletrônico de apresentação financeira interno da empresa do filho de Lula, contido em material apreendido na 24ª fase da Lava Jato, o qual indicaria como “mapa da mina” as fontes de recursos advindas da maior companhia de telefonia investigada.

De acordo com o Ministério Público Federal do Paraná (MPF-PR), apurações indicam que pagamentos feitos pela empresa de telecomunicações entre 2004 e 2016 —superiores a 132 milhões de reais—, não tiveram justificativa econômica. A Procuradoria defende que parte desses recursos foram utilizados para a compra do sítio de Atibaia, localizada no interior de São Paulo. O ex-presidente Lula foi condenado em segunda instância a 17 anos, um mês e 10 dias por ter recebido vantagem indevida das empreiteiras OAS e Odebrecht para o pagamento das reformas da propriedade, que, segundo a acusação, pertence ao ex-presidente, apesar de ele não ser o seu proprietário formal —o imóvel está em nome de Fernando Bittar, sócio de Lulinha na Gamecorp.

El País



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News