26/04/2024 12:33:19

Especial
11/12/2019 18:00:00

Agora é oficial: Alagoanos serão enterrados para cima


Agora é oficial: Alagoanos serão enterrados para cima

Publiquei aqui, em novembro do ano passado, que a Massagueira, em Marechal Deodoro, abrigará o primeiro cemitério vertical de Alagoas.

Diferente do modelo tradicional, com covas de 7 palmos abaixo do solo, no sistema vertical os corpos são sepultados em gavetas, que ficam em prédios climatizados e com estrutura para receber familiares dos mortos.

Ecomomorial de Alagoas será construído às margens da AL-101 Sul, numa área de 10 hectares. Mesmo sendo um modelo não poluente, os empresários venceram uma batalha irracional contra figuras indicadas para ocupar cargos na APA de Santa Rita e no Instituto do Meio Ambiente (IMA). Irracional porque o modelo vertical funciona respeitando todas as regras ambientais. Os corpos são sepultados em lóculos individuais, divididos e sobrepostos em andares, podendo ser exumados após 36 meses, sendo transferidos para o ossuário da família.

Felizmente prevaleceu o bom senso e os investidores já estão de posse das licenças ambientais. As obras começam em janeiro próximo e o funcionamento pleno em 13 meses.

A verticalização dos cemitérios já é uma tendência mundial, mas no Nordeste funciona no Recife - desde 2001 - e Natal, desde o final do ano passado.  

Preço e qualidade
Outra informação importante é que – segundo a fonte - os valores serão acessíveis e que haverá planos que contemplam até 10 pessoas da família.

Tecnologia e ambientalmente correto
Este tipo de construção tem sido vista como solução ambiental, e pretende otimizar e modificar a tradicional forma de sepultamento, que ocupa grandes espaços e traz alguns impactos à natureza.

Além das gavetas de sepultamento, o Ecomemorial de Alagoas contará com outros espaços, com ambientes climatizados, floricultura, cafeteria, espaço de convivência, salas de velório, quatro capelas, mais de seis mil gavetas e mais de seis mil ossários. 

O Brasil tem um dos maiores cemitérios verticais do mundo: o Memorial Necrópole Ecumênica, criado em 1983 na cidade de Santos, litoral paulista, com 14 pavimentos.

Al1



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News