20/04/2024 12:16:07

Especial
10/12/2019 17:00:00

Assessores se reciclam em evento do CNJ e visitam Secretaria de Comunicação do STJ

Maikel Marques, Isaac Neves e Niel Antonio representaram Diretoria de Comunicação do TJAL no III Encontro Nacional de Comunicação do Poder Judiciário, organizado pelo CNJ em Brasília (DF)


Assessores se reciclam em evento do CNJ e visitam Secretaria de Comunicação do STJ

Depois da palestra sobre a nova TV Justiça, no segundo dia do III Encontro Nacional de Comunicação do Judiciário, o diretor de Comunicação Maikel Marques, o analista Isaac Neve e o assessor Niel Antônio, da Corregedoria Geral da Justiça,  fizeram visita técnica à Secretaria de Comunicação Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília (DF).

Eles foram recebidos pela subsecretária de comunicação Jéssica Prado. “Somos 120 profissionais distribuídos pelos segmentos de comunicação digital, rádio, TV, comunicação interna e assessoramento de imprensa. Temos até consultor jurídico para nos auxiliar”, explicou, enquanto mostrava o funcionamento da assessoria.

A visita começou pelo setor de comunicação interna, responsável pela atualização de murais, TV corporativa e intranet. Os assessores também observaram o trabalho dos redatores, responsáveis pela adaptação de decisões em matérias jornalísticas que são publicadas no portal do Tribunal e na rede interna também.

Isaac dialoga com assessora que cuida de conteúdos digitais para redes sociais do STJ / Foto: Maikel Marques

 

 

Na sequência, diálogo com os profissionais que cuidam do conteúdo postado em redes sociais e com os responsáveis pela criação de artes visuais postadas em redes sociais. Maikel, Isaac e Niel conheceram a estrutura da TV e da Rádio STJ, de referência da divulgação de conteúdo jurídico ao cidadão brasileiro.

Os conteúdos da TV STJ e da rádio STJ são veiculados na TV Justiça e na Rádio Justiça, respectivamente, mas também podem ser vistos nas plataformas digitais. “O acesso à maneira como o STJ produz conteúdo contribui para que aprimoremos o que já se faz no setor de audiovisual do TJ”, avalia Maikel Marques.

O diálogo com os profissionais da Rádio STJ também foi considerado muito proveitoso. “A estratégia de produção e disseminação de conteúdo para emissoras de rádio pode nos servir de referência para novos projetos também”, completou o diretor de Comunicação do Tribunal de Justiça de Alagoas.

Assessora do STJ explica a Niel como são desenvolvidas as páginas do portal do STJ / Foto: Maikel Marques 

 

Para o analista de Comunicação Isaac Neves, a visita ao STJ foi muito útil. "Conhecer a estrutura de comunicação do STJ e participar do Encontro foram experiências enriquecedoras que nos proveu de ideias, inspirações e conhecimentos práticos que serão úteis para o nosso trabalho, com certeza".

O assessor de imprensa da Corregedoria Geral da Justiça, Niel Antônio, considerou muito importante a troca de experiência com os colegas do STJ também. “Ficou evidente que a comunicação da Justiça como um todo precisa ser integrada e ter uma mesma linguagem”, observou Niel Antônio.

Assessores da Dicom TJAL também conheceram estúdio de televisão do STJ, em Brasília (DF)

Isaac e Niel também consideraram exitosas as trocas de experiências com colegas das assessorias de comunicação dos Tribunais brasileiros e ratificaram a importância das discussões e dos conteúdos apreendidos durante o encontro, organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Além debates sobre jornalismo e assessoria de imprensa no Poder Judiciário, com profissionais de veículos de comunicação,  e sobre estratégias de combate às fake news, com assessores do Tribunal Superior Eleitoral, houve ainda exibição de cases mostrando boas práticas em comunicação no sistema de justiça.

“A exibição dos cases é momento ímpar e inspirador, visto que muita estratégia pode ser adaptada aos Tribunais, contribuindo para a solução de problemas e ainda para enfatizar ações que já são consolidadas nos Tribunais em que os assessores atuam”, arrematou o diretor Maikel Marques.

Isaac Neves, Maikel Marques e Niel Antônio: reciclagem em encontro de comunicação organizado pelo CNJ

Maikel Marques - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br - 4009.3240/3141



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 34
Notícias Agora
Google News