28/03/2024 13:57:09

Violência
08/12/2019 21:00:00

Pelo fim da violência contra mulher, OAB-AL adere à campanha


Pelo fim da violência contra mulher, OAB-AL adere à campanha

Dando continuidade aos “21 Dias de Ativismo”, a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas aderiu à campanha “Laço Branco”, que acontece neste dia 6 de dezembro, com o objetivo sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher. Na OAB-AL, a Comissão de Direitos Humanos, Comissão Especial da Mulher e a Comissão da Mulher Advogada realizaram a campanha com a distribuição de laços na sede da Seccional e nos fóruns.

Além disso, advogados e colaboradores registraram o apoio à causa através de fotos com placas que indicam o objetivo da campanha. “As consequências da violência doméstica são devastadoras para a mulher e para a família, porque as crianças são também afetadas. Se o problema está na família, a sociedade tem um problema muito grande que precisa ser sanado. Apoiamos essa campanha e ações que são de extrema importância para a conscientização da sociedade, na luta pela igualdade entre homens e mulheres”, frisou o presidente da OAB-AL, Nivaldo Barbosa Jr.

Para a presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-AL, Anne Caroline Fidelis, os homens precisam fazer parte da solução da violência contra a mulher. “Se os homens fazem parte do problema, eles também precisam fazer parte da solução. A campanha do Laço Branco se propõe exatamente a trazer essa reflexão e mostrar o engajamento dos homens nesta causa”, afirmou.

A campanha

A campanha do Laço Branco está presente em mais de 50 países em todos os continentes e é apontada pela ONU como uma das maiores iniciativas mundiais direcionadas para a temática do envolvimento de homens com a violência contra a mulher.

No dia 6 de dezembro de 1989, um rapaz de 25 anos (Marc Lepine) invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica, na cidade de Montreal, Canadá. Ele ordenou que os homens se retirassem da sala e gritando para as estudantes que permaneceram: “vocês são todas feministas!”, começou a atirar, assassinando a queima roupa, 14 mulheres. Em seguida, Lepine suicidou-se. O rapaz deixou uma carta, na qual afirmava que havia feito aquilo, porque não suportava a ideia de ver mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente dirigido ao público masculino.

O crime mobilizou a opinião pública de todo o país, gerando um amplo debate sobre as desigualdades entre homens e mulheres e a violência. Surgia assim a primeira campanha do Laço Branco, criada por homens, que elegeram como símbolo, o laço branco e adotaram como lema: “jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência”.

A partir desse acontecimento, o dia 25 de novembro foi proclamado pelo Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM), como o Dia Internacional de Erradicação da Violência Contra a Mulher. O dia 6 de dezembro foi escolhido para que a violência cometida contra aquelas estudantes canadenses não fosse esquecida e a Campanha do Laço Branco é uma maneira de homenagear aquelas mulheres brutalmente assassinadas apenas pelo fato de serem mulheres. (OAB AL)

A Notícia



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News