29/03/2024 04:26:21

Maceió
05/12/2019 00:00:00

Com obras em toda a cidade, Maceió comemora 204 anos


Com obras em toda a cidade, Maceió comemora 204 anos

Povo acolhedor, tradições culturais, artísticas, história, belezas naturais e obras, muitas obras. A capital alagoana comemora 204 anos nesta quinta-feira (05) e celebra a data com o programa Nova Maceió e ações estruturantes em áreas fundamentais como saúde e educação.

“Maceió cresceu e nós seguimos trabalhando para devolver a cidade ao maceioense com ações em todos os bairros. Hoje, o programa Nova Maceió já é realidade e estamos conseguindo levar obras importantes para diversas regiões. Somos uma cidade grande e trabalhamos para resolver as questões do dia a dia. Ainda temos muito a fazer, mas estamos no caminho certo”, disse o prefeito Rui Palmeira.

Lançado há três meses com o objetivo de realizar uma série de obras de infraestrutura na capital, o Programa Nova Maceió já ganhou forma e gera expectativa de melhorias de vida. A Avenida Moura Rocha, principal via de acesso ao Conjunto Maceió I, no Cidade Universitária, será entregue pela Prefeitura em dezembro e contempla os serviços de esgotamento, drenagem, pavimentação, iluminação e sinalização.

 

O programa também já chegou no Prado, Trapiche, Centro, Cruz das Almas, Benedito Bentes, Grutão, Serraria, Eustáquio Gomes, Inocoop, Ponta Verde, Jatiúca, Stella Maris, Antares e Village Campestre I. A Prefeitura também entregará a Avenida Humberto Gomes de Barros, uma importante via de acesso entre os bairros Cidade Universitária e Benedito Bentes.

O Programa Nova Maceió leva obras de infraestrutura para mais de 400 ruas da capital alagoana. Os recursos são provenientes do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Banco do Brasil, Codevasf e Governo Federal, além de recursos próprios da Prefeitura de Maceió.

Educação

Com estruturação das escolas da Rede Municipal de Ensino, merenda de qualidade, incentivo a leitura e capacitação docente, a Prefeitura de Maceió segue avançando no desempenho escolar, o que já foi constatado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), um indicador criado pelo Governo Federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas. Calculado de dois em dois anos, o Ideb cruza informações de desempenho dos alunos em avaliações nacionais de Língua Portuguesa e Matemática. Na última avaliação, em 2017, Maceió alcançou a nota 5.

 

A capital superou a média projetada para 2017 que era de 4.8 e se consolidou entre os quatro melhores resultados das capitais do Nordeste. O crescimento da nota no Ideb é comemorado pelo prefeito Rui Palmeira. “Maceió nunca tinha alcançado a meta estipulada pelo Ministério da Educação. No último Ideb, conseguimos alcançar e ultrapassar a meta nos anos iniciais. Maceió foi a capital brasileira que mais cresceu. Antes, a nossa capital disputava o último lugar, hoje ela está na 4ª posição, inclusive ultrapassamos Recife”, pontuou.

Parte fundamental no crescimento dos índices de avaliação está a estruturação das unidades de ensino da Rede Municipal. A Prefeitura de Maceió realizou grandes reformas em 13 escolas da Rede Municipal de Ensino, com estrutura que atende às exigências do Ministério de Educação (MEC).

Além disso, fortalecendo o ensino e o convívio social, ganha destaque a reestruturação das quadras poliesportivas. Este ano, já foram entregues seis espaços. Outras quatro estão com as obras em fase de conclusão, além de um ginásio poliesportivo.  As quadras, além de fundamental para o currículo escolar, funcionam como instrumento de promoção de saúde, de desenvolvimento social e garantem que os estudantes passem o maior tempo possível na escola.

 

Saúde

Este ano, a Secretaria Municipal de Saúde assinou 102 contratos de prestação de serviço de saúde em caráter complementar. O que representa um aumento de 20% no atendimento de saúde pública de Maceió. No processo, estão inseridos um ente público, 18 filantrópicos e 83 privados. As contratualizações garantem uma segurança tanto para os prestadores de serviço como para a Prefeitura.

Outra ação importante foi a inauguração de mais uma Unidade Docente Assistencial (UDA), desta vez, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A UDA foi instalada atrás do Campus A.C. Simões, no bairro Cidade Universitária, e é a segunda maior unidade de saúde da capital.

 

A UDA funcionará das 7h às 17h e contará com duas equipes da Unidade Básica de Saúde, possibilitando a abrangência gratuita à população. O atendimento prioritário será para as famílias cadastradas na Estratégia Saúde da Família (ESF), residentes no Conjunto Village Campestre. Também haverá atendimento por demanda espontânea.

Também em 2019 foi inaugurada a nova sede da Farmácia de Maceió (Farmac). O equipamento, que antes funcionava anexo à Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), no Barro Duro, agora está localizado na Avenida José Bandeira Bastos, no Tabuleiro do Martins, com espaço adequado para receber e atender a população.

A Farmac é responsável pela distribuição de fraldas, medicamentos, dieta, suplementos e correlatos que não fazem parte da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume).

“Moramos em uma das cidades mais bonitas do Brasil. Mas ela também possui problemas. Por isso trabalhamos diariamente para melhorar a qualidade de vida da população com ações pontuais e duradouras. O trabalho é árduo e contínuo, mas ficamos muito felizes com o desenvolvimento de Maceió,  complementou Rui Palmeira.

Tnh1



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News