18/04/2024 13:45:39

Alagoas
03/12/2019 20:00:00

TC e Escola de Contas encerram atividades em encontro com prefeitos


TC e Escola de Contas encerram atividades em encontro com prefeitos

Os prefeitos alagoanos participaram, nesta segunda-feira (02), do segundo encontro do Tribunal de Contas na Educação e o encerramento da I Jornada Itinerante de Formação e Aperfeiçoamento Intermunicipal. A iniciativa é do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE-AL) e da Escola de Contas e aconteceu no Centro de Convenções Ruth Cardoso.

A jornada teve como objetivo disseminar conhecimentos quanto a correta aplicação dos recursos públicos, com foco especial na educação dos municípios alagoanos. A vice-presidente da AMA, Pauline Pereira, destacou a responsabilidade de cada gestor com a educação municipal.

“Ter Campo Alegre como um dos 5 melhores da educação no estado de Alagoas nos dá uma responsabilidade muito grande. A educação que é gerida pelas prefeituras tem dado passo no avanço do nosso Estado. Nosso compromisso é continuar sempre investindo em educação para mudar a vida das pessoas que moram na cidade”, destacou.

Durante o evento, o Governo do Estado e a Unicef assinaram o Termo de Adesão a estratégia Busca Ativa Escolar que é uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica que visam apoiar estados e municípios no enfrentamento da exclusão escolar, por meio da identificação e da rematrícula de crianças e adolescentes que estão fora da escola, bem como o seu encaminhamento para os diversos serviços públicos.

A estratégia foi elaborada pela Unicef, em parceria com União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

“Diante de um evento como esse com o apoio da Unicef, do governo do Estado, de órgãos controladores como CGU e o Tribunal de Contas, saímos muito mais fortalecidos e confirmamos que estamos no caminho certo vendo alguns municípios sendo homenageados. Isso incentiva outros municípios que também façam investimentos e no futuro sejam também homenageados”, destacou Pauline.

A prefeita Pauline também destacou que 63 municípios alagoanos já possuem Selo UNICEF e possuem políticas para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

O presidente do TCE-AL, Otávio Lessa, o diretor da Escola de Contas Anselmo Brito e o vice-governador e secretário estadual de Educação, Luciano Barbosa, reforçaram a importância da AMA e dos prefeitos no evento. A deputada estadual Jô Pereira e representantes da Unicef também estiveram presentes no evento.

Agências



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News