29/03/2024 10:35:38

História
02/12/2019 12:00:00

Explorador anuncia provas de que a Arca de Noé está enterrada no Monte Ararate


Explorador anuncia provas de que a Arca de Noé está enterrada no Monte Ararate

Na Bíblia consta que a Arca de Noé se estabeleceu nas montanhas turcas de Ararate no 150º dia do dilúvio. Agora, um explorador norte-americano afirma que, em breve, revelará provas de que a Arca de Noé está na Turquia.

Em 2010, um grupo de exploradores cristãos afirmou ter encontrado vestígios do navio bíblico na montanha. Contudo, a pesquisa foi descartada por especialistas, segundo os quais não há provas reais de que a alegação correspondesse à verdade.

Agora, uma expedição norte-americana está a trabalhar na mesma região e acredita ter novas provas de que os restos da Arca de Noé se encontram no local, conhecido como a “Anomalia do Ararate”.

A comunidade científica recebeu esta nova reivindicação com algum entusiasmo, durante um Simpósio Internacional que juntou mais de 100 especialistas de todo o mundo, durante três dias, no Monte Ararate, na Turquia.

Raul Esperante, professor do Geoscience Research Institute, que pertence à Igreja Adventista dos EUA, disse que o objetivo é “visitar os sítios em torno da montanha com o objetivo de encontrar pistas sobre eventos catastróficos do passado”.

A expedição norte-americana, liderada por Esperante, está a trabalhar na mesma região mas não exatamente no mesmo sítio onde, em 2010, um grupo de arqueólogos chineses e turcos afirmaram ter desenterrado a Arca de Noé.

“Temos recursos técnicos e estamos dispostos a trabalhar com especialistas locais”, afirma Esperante, deixando claro que “é necessário um trabalho científico rigoroso” sobre este tema.

De acordo com o Express, o arqueólogo afirma no seu site que o seu principal objetivo é “descobrir e partilhar uma compreensão da natureza e o seu relacionamento com a Bíblia”.

Oktay Belli, professor e arqueólogo da Universidade de Istambul e membro do Instituto Turco de História Antiga, concorda com Esperante e está convencido de que “a Arca de Noé e o Dilúvio não são um mito, mas sim um evento real, mencionado em diferentes livros sagrados”.

Já Andrew Snelling, da ONG cristã Answers In Genesis, explica que “vários cientistas procuraram pela arca e a maioria deles concentraram-se no Monte Ararate, onde se sabe que há uma estrutura de madeira enterrada sob toneladas de sedimentos”.

No entanto, assegura que a dificuldade de encontrar provas inequívocas pode ser uma consequência de uma interpretação errada. “O dilúvio foi uma catástrofe global que mudou totalmente a geologia da Terra, e a superfície do planeta continuou a mudar desde então. Talvez a geologia do local não permita que achemos os restos da Arca de Noé.”

Esperante afirma que é preciso ter em atenção que o Monte Ararate é uma estrutura vulcânica e que existem camadas de lava e cinza datados da época posterior à do Dilúvio.

“O monte Ararate é um vulcão “pós-diluviano”, que continuou a entrar em erupção. Como geólogo bíblico, não espero encontrar a Arca de Noé no alto do Monte Ararate, mas há outras evidências circunjacentes”, explica.

O geólogo garante que o resultado das descobertas será publicado em breve, mas diz ser ainda muito cedo para dar uma palavra final. “Quando a comunidade científica reconhecer a existência da Arca de Noé no Monte Ararate, podemos disponibilizar tudo que encontramos ao público em geral”, conclui.

ZAP //



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News