19/03/2024 07:11:35

Alagoas
28/11/2019 02:00:00

Alagoas é o primeiro estado com 100% dos municípios tendo Conselho Municipal de Segurança


Alagoas é o primeiro estado com 100% dos municípios tendo Conselho Municipal de Segurança

É mais um marco com ganhos relevantes para a sociedade alagoana e o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) teve participação direta na implantação dos Conselhos Municipais de Segurança, sendo Maceió o último dos 102 municípios a empossar os conselheiros, nesta sexta-feira (22), no auditório da Casa da Indústria, com a presença do procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, do corregedor-geral de Justiça, Geraldo Magela Pirauá, do coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (CAOP), promotor de Justiça, José Antônio Malta Marques, e da coordenadora do Núcleo Criminal, promotora de Justiça, Myria Ferro.

O evento contou também com o secretário Municipal, coronel Enio Bolivar, e o presidente da Câmara de Vereadores, Kelman Freitas. Para que tudo se tornasse possível, houve o envolvimento dos poderes Executivo e Legislativo de cada cidade. O procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar, ressaltou o poder de transformação de um Conselho Municipal de Segurança permitindo o envolvimento da sociedade na discussão dos seus problemas. “Para o Ministério Público este é um momento muito importante e, como procurador-geral de Justiça, quero direcionar os méritos para os promotores do Caop que fizeram um trabalho brilhante, intermediando com os gestores, conscientizando-os, promovendo as audiências públicas. Alagoas passa a ser o primeiro estado da Federação com os Conselhos Municipais de Segurança implantados e esse é um ganho imensurável para a sociedade”, declara Alfredo Gaspar.

O coordenador do Caop, promotor José Antônio Malta Marques, falou da sensação do dever cumprido. “Hoje temos o sentimento de que cumprimos nosso papel, exprimimos satisfação, felicidade porque completamos 100% de conselhos municipais de segurança, sendo Alagoas o primeiro estado do Brasil com esse exemplo. É a oportunidade que se tem de transformar, de tirar a sociedade da sua zona de conforto e discuta segurança , consciente de que essa incumbência não é somente das forças armadas. Segurança é educação, é área de lazer, saneamento, cultura e muito mais, é identificar os problemas e entregá-los ao secretário e ao prefeito para que as ações sejam desenvolvidas”, enfatiza Malta Marques.

O prefeito Rui Palmeira encerrou os discursos reforçando as falas das demais autoridades e lembrou que segurança pública vai além dos conceitos da força policial nas ruas. “A implantação do Conselho em Maceió é um suporte para que os problemas sejam notados e levados ao gestor, lembrando que a segurança pública integra todas as áreas. Quando um gestor coloca uma lâmpada na rua, por exemplo, promove esporte e lazer isso também é segurança. E tenho certeza de que com esse reforço teremos grandes resultados”, afirma o prefeito. No evento foi lembrado que a implantação dos Conselhos em todos os municípios seguiu os mesmos passos do fechamento dos lixões em Alagoas, em 100%. O que foi reconhecido nacionalmente.

Correio dos Municipios 

Ascom MPE-AL



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 83
Notícias Agora
Google News