18/04/2024 12:22:13

Polícia
23/11/2019 00:00:00

Servidores encontram rato morto em pães enviados ao sistema prisional em Maceió


Servidores encontram rato morto em pães enviados ao sistema prisional em Maceió

Na manhã deste sábado, dia 23, um rato foi encontrado, por servidores da penitenciária, em cima de pães, que foram enviados ao Sistema Prisional do Estado. A denúncia do descaso foi realizada pelo vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Alagoas (Sindapen), Klayton Anderson.

O vice-presidente do sindicato, conta que os pães que são servidos para os presos são os mesmos que são disponibilizados para os servidores.

“No presídio é que se retira a quantidade de um e de outro. Os pães são feitos na noite anterior e dorme na padaria, somente pela manhã é que é feita a distribuição para os presídios”, justifica.

Segundo Klayton, inúmeros casos de imundices e nojeiras já foram relatados. Ele ainda aponta que a situação é insustentável e que o servidor não pode comer da alimentação que cedida pelo Estado.

“Reiteradas vezes mostramos imundices e nojeiras como a dessa vez, onde um rato morto amanheceu entre os pães e que foram entregues agora pela manhã deste sábado aos servidores de um presídio da capital”, esclarece o vice-presidente do Sindicato.

Anderson reitera que espera que o Estado possa cumprir o acordo que foi realizado no inicio do ano. “Que se inicie o pagamento do auxílio alimentação para que o próprio servidor compre sua alimentação”, disse ele.

“Não admitiremos mais ser tratados como lixo. Pois trabalhamos com excelência e entregamos ao governo o melhor sistema penitenciário do país, mesmo diante de tantas dificuldades como exemplo o baixo efetivo”, declarou Klayton Anderson.

Conforme o sindicato, a entrega dos pães foram suspensas e os presos irão comer bolachas.  

Em nota, a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) declarou que o caso está sendo apurado e que, por medida preventiva, o setor de nutrição do órgão suspendeu a distribuição dos alimentos e os substituiu por biscoitos.

Ademais, a Seris esclarece que a instituição visa cumprir rigorosamente todos os procedimentos necessários de higienização, manipulação e conservação dos alimentos fornecidos no sistema prisional alagoano, reforçando, dessa forma, seu compromisso com a saúde de servidores e custodiados.

Confira a nota na íntegra:

"A Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) informa já apurar de que forma um roedor fora encontrado, na manhã deste sábado (23), entre os pães que seriam distribuídos a reeducandos do Presídio Masculino Cyridião Durval e Silva, em Maceió. 

A suspeita é a de que o animal, que se encontrava morto, tenha acessado o recipiente usado na distribuição do alimento durante o procedimento de contagem dos pães, antes do transporte destes à referida unidade prisional.

Como medida preventiva, o setor de nutrição da secretaria suspendeu a distribuição de todos os pães, substituindo-os por biscoitos, de modo que nenhum reeducando deixou de fazer sua refeição matinal.
 
Outrossim, a Seris esclarece cumprir rigorosamente todos os procedimentos necessários de higienização, manipulação e conservação dos alimentos fornecidos no sistema prisional alagoano, reforçando, dessa forma, seu compromisso com a saúde de servidores e custodiados".

Cada Minuto



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News