20/04/2024 10:33:24

02/06/2009 00:00:00

Meio Ambiente


Meio Ambiente

com tudonahora // elaine rodrigues

Começa hoje e segue até sexta-feira a Semana Integrada do Meio Ambiente, que vai ser realizada no Cepa. Uma das atrações é o Museu Ambiental do Velho Chico, que vai ser aberto hoje para a exposição.

Durante o Jornal da Pajuçara Manhã, o repórter Lucas Malafaia mostrou um pouco da exposição e conversou com o bancário aposentado Antônio Jackson de Lima. Ele conta que é de Igreja Nova, sempre gostou muito do rio e colecionou muitas coisas dos povos ribeirinhos e do Velho Chico. No ano em que foram comemorados os 500 anos do Velho Chico, Jackson de Lima montou uma exposição, que no dia 4 de abril virou um museu em Traipu.

A mostra já rodou vários estados e municípios alagoanos. Ao todo, são 13 painéis mostram a poluição, o assoreamento, o esgoto, a caça e a pesca predatória, o lixo, o desmatamento e outros males que contribuíram para a degradação do rio.

Móveis, utensílios, quadros, e uma infinidade de relíquias e artefatos típicos da região do São Francisco compõem a mostra e até chocam os visitantes com a temática incisiva adotada pelo expositor, que mostra a realidade do rio, que vem sofrendo agressões do homem há centenas de anos.

Semana

Vai ser aberta hoje e segue até sexta-feira, a Semana Integrada do Meio Ambiente, que será realizada no Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa). Na programação, estão palestras, oficinas, filmes ambientais, soltura de pássaros, exposições e até um museu itinerante.

O Ibama, que também participa da Semana, vai promover a tradicional soltura de animais, na próxima quarta-feira, na Fazenda Santa Terezinha, em Atalaia, onde ainda subsistem importantes coleções de mata atlântica. Eles ainda vão distribuir mudas ao público, durante toda a semana, na sede do Ibama.

Também será aberta ao público uma exposição de orquídeas e bromélias, uma iniciativa do Ibama em parceria com a Associação dos Orquidários representados por Quitéria Tavares. Os exemplares das orquídeas e bromélias estarão expostos durante o horário comercial, das 8h às 18h, também no próprio Ibama.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 34
Notícias Agora
Google News