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Alagoas
22/11/2019 19:00:00

Quase meio bilhão de reais vão para empreiteiras


Quase meio bilhão de reais vão para empreiteiras

Quase meio bilhão de reais que o governo Renan Filho (MDB) está tomando de empréstimo vai para empreiteiras. São dois blocos de obras, um no valor de R$ 300 milhões e outro de R$ 177 milhões. As autorizações foram concedidas pela Assembleia Legislativa Estadual (ALE). Entre as obras de maior gasto, no primeiro bloco, está a duplicação da rodovia AL-220, entre Arapiraca, no Agreste, a Delmiro Gouveia, no Sertão, um trajeto de aproximadamente 168 km, orçado em R$ 262 milhões, conforme o projeto enviado por Renan Filho à ALE. Este trajeto é praticamente o dobro do trecho da duplicação da mesma rodovia entre Maceió e Arapiraca, anunciada ainda em 2013 pelo governador e com previsão de entrega ainda para este ano.

Apenas o primeiro trecho dessa obra em execução, entre Barra de São Miguel e a BR-101, em São Miguel dos Campos, com um percurso de apenas 18,3 km, foi concluído até agora. Ainda no pacote de obras que Renan Filho promete entregar com o uso dos empréstimos estão incluídos acesso à Arapiraca (R$ 34 milhões) e o anel viário de Porto Calvo (R$ 4 milhões). No segundo bloco de obras estão contempladas pavimentações nos trechos Murici e Capela, reduto eleitoral do governador e que levará a maior parcela dos R$ 177 milhões; Penedo/Pindorama; Utinga/Pilar; Carneiros/Santana do Ipanema; Cadoz/Taquarana; Mata Grande/BR 316; Jundiá/BR 101; Jacuípe/Porto Calvo e Porto Calvo/Porto de Pedras.

Somados os atuas empréstimos, o governo Renan Filho já acumula mais de R$ 1 bilhão contraídos em bancos e que aumentam a dívida pública de Alagoas, a ser paga por todos os cidadãos, sem que outras obras consideras prioritárias pelo próprio governo, como a duplicação da AL-101 Norte sequer tenha avançado para além da saída da capital, Maceió. Isso sem entrar na solução de problemas que têm afetado a educação, como a questão do transporte escolar que se arrasta há anos ou mesmo os atrasos constantes na Saúde para tratamento de pacientes com câncer.

Sem cumprir com promessas feitas ainda em sua primeira eleição e com obras atrasadas e preços acima do programado, o governador lança aos alagoanos novos pacotes de obras, que dificilmente serão executados em tempo hábil durante praticamente esse três anos que seguem de seu segundo mandato. Por onde passa, o gestor tem mantido postura de quem segue em constante campanha política e pregado um estado “equilibrado, eficiente”.

Em seus anúncios em palanque, como feitos em Arapiraca, durante a realização da edição do “Governo Presente”, no último mês de setembro, além da duplicação da AL-220 entre Arapiraca e Delmiro Gouveia, Renan Filho também prometeu duplicar a rodovia entre Arapiraca e Palmeira dos Índios, no Agreste, que somam outros 46 km. E para além da duplicação em atraso da AL-220 entre Maceió e Arapiraca e as promessas de extensão até Delmiro Gouveia e de duplicação entre Arapiraca e Palmeira dos Índios, Renan Filho também assegurou que vai duplicar a AL-110 entre Arapiraca e o trevo da BR-101, em São Sebastião, que somam outros 29 km. “O grande sonho deste segundo governo é ligar, por pista dupla, Arapiraca a Delmiro Gouveia. Eu vou suar a camisa, me esforçar ao máximo e viabilizar os recursos para que a gente faça essa obra tão importante para o Estado”, declarou o governador na ocasião do Governo Presente.

Como já revelado pela Gazeta, mesmo alardeando a duplicação de novos trechos de estradas, Renan Filho sequer cumpriu outras promessas feitas por ele mesmo, a exemplo da ocorrida em 1° de maio de 2017, como palanque eleitoral do governador em preparação à sua reeleição, na cidade de Teotônio Vilela. Na presença de gestores do município e do Estado, garantiu a recuperação da AL-105, em trecho que compreende Teotônio Vilela e Coruripe. Em 2016, conforme o Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) do governo federal, a União havia liberado R$ 10 milhões para a execução da obra, que até agora permanece sem conclusão. Apesar de seguir com atraso no andamento de obras e ainda anunciar a realização de novos grandes projetos, o governador também havia ignorado a liberação pelo governo federal de aproximadamente R$ 79 milhões para obras em rodovias, que permanecem apenas no papel.

Minuto Nordeste

Gazetaweb 



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