16/04/2024 16:07:00

Educação
20/11/2019 19:00:00

Educadores alagoanos pedem apoio da AMA em defesa do Fundeb


Educadores alagoanos pedem apoio da AMA em defesa do Fundeb

O presidente da Undime Luiz Miguel Martins Garcia e o da regional Alagoas Rubens Araújo entregaram ao prefeito Adelmo Calheiros, coordenador da Região Central da AMA, um documento em que defendem a inclusão do Fundeb na Constituição Federal, a fim de torná-lo permanente.

Nesta segunda (18), os impactos da política de aceso a qualidade da Educação Básica do novo Fundeb e as mudanças que estão sendo propostas foram os principais temas do debate que reuniu prefeitos e secretárias de Educação. “Um assunto que precisa ser amplamente discutido diante das mudanças que estão sendo apresentadas”, disse o prefeito Adelmo Calheiros, que presidiu a reunião.

Os desafios da educação em âmbito nacional como o cumprimento das metas e estratégias do PNE, construção e criação do Sistema Nacional de Educação, revisão do Pacto Federativo, regulamentação e efetivação do regime de colaboração, implementação do Custo Aluno Qualidade Inicial (CAQi) ,do Custo Aluno Qualidade (CAQ) e a instituição do Fundeb como instrumento permanente de financiamento da educação básica pública foram tratados como prioritários para a efetivação de uma educação de qualidade.

Outro ponto importante é o financiamento que precisa ser revisto. Segundo o presidente da UNDIME enquanto a União aplica 18% e é responsável apenas pela rede pública federal (com 1% das matrículas de educação básica), municípios e estados aplicam 25% e são responsáveis pelo universo de matrículas da educação básica (81%).

Diante de tantos questionamentos o posicionamento da Undime ao novo Fundeb defende apoio à última proposta de Substitutivo apresentada pela Deputada professora Dorinha; criação de um “Fundeb permanente” – sem prazo de vigência, cujo texto passe a constar na Constituição Federal, por meio de Emenda Constitucional; complementação da União ao novo Fundo na ordem de 40%, do total de seus recursos; composição financeira que respeite as premissas estabelecidas pelo Custo Aluno-Qualidade (CAQ) e Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi) – Campanha Nacional pelo Direito à Educação – de maneira a considerar os custos-alunos investidos pelos municípios na oferta das etapas e modalidades que lhes são de responsabilidade constitucional e sistema híbrido: VAA (10%); VAAT (30%).

Educadores também defendem propostas de alteração apresentadas à Comissão Especial como manutenção do percentual mínimo de 60% para remuneração dos profissionais do magistério, por tratar-se de uma categoria exclusiva da educação e com piso salarial nacional definido em Lei e estabelecimento de um percentual mínimo de 15% a ser investido em Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE), subtraindo do cálculo os gastos com o pessoal da educação e investimentos. Os parâmetros para estes cálculos foram extraídos do SimCAQ.

No segundo ponto de pauta, a prefeita Rosiana Beltrão, coordenadora da Região Nordeste da CNM,  presidiu a mesa que apresentou o Sistema Etapa Público um compromisso com a educação de alto nível.

O ETAPA é um dos mais importantes grupos educacionais do país, oferecendo há mais de 40 anos ensino de qualidade, da Educação Infantil ao Ensino Superior. A coordenadora Rosana Diogo Reis está em Alagoas apresentando o projeto aos gestores.

Apresentação Undime 01 

Apresentação Undime 02

Apresentação Rosana Reis

Ascom AMA

Correio dos Municipios



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 24
Notícias Agora
Google News