29/03/2024 11:31:29

Especial
12/11/2019 03:00:00

Expoagro consagra novos campeões

Animais de alto desempenho foram eleitos na pista de julgamentos de raças da maior exposição agropecuária de Alagoas


Expoagro consagra novos campeões

Em sua 69ª edição, a Expoagro 2019 foi considerada o melhor centro de negócio da agropecuária de 2019. Foram movimentados R$ 10,4 milhões em oito leilões e negócios dentro do Parque da Pecuária. O valor, segundo a Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), é 30% maior do que o montante gerado no ano passado. Nas pistas de julgamento, foram consagrados os grandes campeões nas categorias das raças nelore, gir, girolando, mangalarga marchador, dorper e white dorper, reunindo criadores e expositores de todo o Brasil.

Nelore

A raça nelore mostrou sua força durante a Expoagro Alagoas 2019. Caracterizando um julgamento concorrido e de alta qualidade, a competição consagrou o criador José Gilmar de Carvalho Lopes, como o melhor expositor do evento, com o total de 682,0 pontos. Já na disputa entre os melhores criadores, o pódio foi ocupado pelos pecuaristas: João Dinarte Patriota, em primeiro lugar, José Gilmar de Carvalho Lopes, em segundo lugar e Luiz Jatobá Filho, em terceiro lugar.

Gir

O Parque da Pecuária também recebeu uma seleção destaque da raça Gir durante o julgamento de animais. Realizado na Casa do Criador, local de reunião do setor agropecuária na Expoagro/AL, a disputa elegeu o Condomínio Cocentino e Correia como o grande campeão na categoria dos expositores, totalizando 1.077,0 pontos, seguido das criações de Alexandre Oiticica e da Agropecuária Pereira. O pecuarista Alexandre Oiticica liderou o ranking dos melhores criadores da raça, com 764,0 pontos. Cipriano Correia Junior e a Agropecuária Pereira completaram as primeiras colocações da disputa.

Girolando

No julgamento da raça girolando participaram 25 expositores, que apresentaram os destaques de seus rebanhos. A competição foi dividida entre os diferentes graus sanguíneos, premiando os melhores de cada classe. Na categoria 1/5, o melhor criador foi o pecuarista, Emílio Silva. Entre os animais 3/4, e no grupo dos 5/8, o criador Paulo Amaral foi premiado como grande campeão. A classificação entre os melhores expositores consagrou a Agropecuária Pereira, Alexandres Mendes e João Bosco Machado, nas categorias 1/5, 3/4 e 5/8, respectivamente.

Dorper e White Dorper

Este ano, a 69ª Expoagro Alagoas sediou a 13ª Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper. A ocasião reuniu criadores de todo o país, promovendo um encontro do setor ovinocultor em Alagoas. Um dos pontos chaves do evento foram os julgamentos das duas raças, que contou com a presença de grandes nomes da pecuária de ovinos e com o jurado sul-africano, Dawid Krie. Entre os 27 participantes da disputa da raça Dorper, se destacaram como os melhores expositores, os ovinocultores: Jamer e Jaqueline Marques, em primeiro lugar, com 1.000,0; Marli de Nigris, em segundo e Marcio Afonso Cordeiro, em terceiro. Ocupando novamente o topo, Jamer e Jaqueline Marques se consagraram também como os grandes campeões entre os melhores criadores do julgamento. O segundo lugar ficou, novamente, com Marli de Nigris e o terceiro, com Marcio Afonso Cordeiro. Na competição dos animais white dorper, as primeiras colocações no ranking dos melhores expositores e criadores foram definidas pelos criadores: Jamer e Jaqueline Marques, Fernando Vieira Chaves Filho e Miguel Kalil Yaryd.

Mangalarga Marchador

No campo dos cavalos Mangalarga Marchador, a competição foi dividida em duas categorias: Marcha Batida e Marcha Picada. Na categoria Marcha Batida, o pódio dos expositores foi montado pelos criadores Jaime Tavares, Silvio Marcio Conde de Paiva-Espólio e Formoso Agropecuária. Já entre os criadores não-expositores, as primeiras colocações foram ocupadas por Magdi Abdel Raouf Gabr Shaat, Sérgio Toledo de Albuquerque e Adriana Wanderley Taveiros. Já o ranking da Marcha Picada, os destaques entre os expositores foram: Rodrigo Manoel Gonçalves Mota, Pedro Acioli Filho e Roberto Araruna Couceiro. Entre os criadores expositores, Rodrigo Castanheira Quintiliano, Rafael Ramos Eloy e Rodrigo Manoel Gonçalves Mota. E entre os criadores não-expositores, José Petrúcio Ferreira Gomes, Gustavo da Costa Reis Carneiro Leão e Antônio Albino Pimentel Júnior.

Gazeta de Alagoas



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News