26/04/2024 12:56:06

Alagoas
10/11/2019 10:00:00

Ex-governador de Minas Gerais, Eduardo Azeredo, deixa a prisão

Condenado no mensalão mineiro a 20 anos de detenção, ex-chefe do Executivo de Minas Gerais, ganha a liberdade


Ex-governador de Minas Gerais, Eduardo Azeredo, deixa a prisão

O ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo deixou a prisão no início da noite desta sexta-feira (8/11), beneficiado pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) contra prisões após condenação em segunda instância. Ele estava preso no 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, na região centro-sul da capital mineira, desde 23 de maio de 2018. Azeredo foi condenado a 20 anos de prisão por peculato (desvio de dinheiro público) e lavagem de dinheiro no esquema que ficou conhecido como mensalão mineiro. O alvará de soltura foi concedido às 16h33, pelo juiz Marcelo Augusto Lucas Pereira. O ex-governador deixou a prisão às 18h42. Na saída, chegou a abrir a janela do carro, mas não quis falar com a imprensa.

 


No documento que autorizou a libertação de Azeredo, o magistrado citou a decisão do STF e o caso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Nesta quinta-feira (nesta sexta-feira — 8/11), novamente reunido para decidir a matéria, dando continuidade à sessão iniciada em 17 de outubro do corrente ano, por maioria de votos, o plenário da Corte Constitucional reposicionou-se sobre a questão”, diz o juiz.


Ele lembrou que o “entendimento até então vigente levou ao cárcere diversas personalidades da cena política nacional, sendo o maior exponencial, o ex-presidente da República, sr. Luiz Inácio Lula da Silva. Com o devido respeito a quem pensa o contrário, creio, nesse cenário, que não admite ilações ou divagações jurídicas. Deve ser cumprida, em respeito aos mandamentos legais”, afirma Marcelo Augusto.

Governador de Minas entre 1995 e 1998 e prefeito de Belo Horizonte entre 1990 e 1992 (ele era vice de Pimenta da Veiga, que deixou a prefeitura para concorrer ao governo de Minas), Eduardo Azeredo foi denunciado pelo Ministério Público em 2007 por um esquema de desvios para sua campanha à reeleição, em 1998 — pleito em que foi derrotado por Itamar Franco.

Segundo os investigadores, por meio de estatais, foram desviados R$ 3,5 milhões para a campanha dele. O esquema foi considerado uma espécie de embrião do mensalão do PT, uma vez que o operador Marcos Valério participaria dos dois esquemas.

A primeira condenação de Azeredo veio em dezembro de 2015, quase uma década depois de o esquema ser denunciado pelo MP. Na época, o ex-governador afirmou que não era responsável pelas despesas da campanha e que não poderia ser responsabilizado por ações de terceiros.

Desde maio de 2019, Azeredo não fazia mais parte do PSDB, legenda que integrou quando foi governador de Minas e como deputado federal e senador. Em carta enviada ao presidente do partido em Minas, deputado Paulo Abi Ackel, ele pediu a desfiliação e se disse injustiçado pela condenação. “Considerando os fatos recentes que me levaram a uma injusta punição por acusações de atitudes que não cometi, e o meu afastamento da vida político-partidária, venho solicitar minha desfiliação do PSDB”, escreveu, na ocasião, Azeredo, que foi um dos fundadores da legenda.

Correio Braziliense



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News