06/12/2019 17:04:28

Cultura
04/11/2019 05:00:00

Palmarina Genisete Lucena lança livro sobre o Quilombo e a origem de União dos Palmares


Palmarina Genisete Lucena lança livro sobre o Quilombo e a origem de União dos Palmares

A escritora palmarina Genisete de Lucena Sarmento, irá lançar, na próxima segunda-feira (4), o livro “O Quilombo dos Palmares, Ocupação das Terras e o Surgimento de Vilas: Uma Introdução à História de União dos Palmares”, que conta de forma aprofundada a origem de União dos Palmares.

O lançamento acontecerá na 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, no bairro histórico de Jaraguá, em Maceió, às 20h, no Estande da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos.

O livro traz um diferencial importante, pois mostra de forma detalhada toda a luta vivida pelos quilombolas, na Serra da Barriga, contra as tropas de Domingos Jorge Velho, além de episódios marcantes de personagens que influíram, decisivamente, na formação, não só da Zona da Mata, mas da civilização alagoana.

“O Quilombo dos Palmares, Ocupação das Terras e o Surgimento de Vilas”, mostra até em “minúcias paroquiais”, como se deram as discórdias entre Jorge Velho, os governos da Capitania de Pernambuco e os reis de Portugal, acerca do destino das grandes extensões de terras que foram desocupadas, com a destruição da fortaleza negra”.

O mês escolhido para o lançamento do livro tem o intuito de trazer uma reflexão sobre a importância do Quilombo dos Palmares, ‘como exemplo histórico de luta persistente do homem contra as opressões de natureza política’, haja vista que dia 20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra.

Genisete Lucena participou recentemente de uma série documental produzida pelo Portal BR104. No primeiro episódio da série “União dos Palmares, uma história contada por palmarinos” Genisete falou sobre a invasão de Domingos Jorge Velho ao Quilombo dos Palmares, e com base em sua minuciosa pesquisa, apresentou fatos inéditos sobre o que aconteceu depois da ocupação até o surgimentos das vilas, fatos que estarão ainda mais detalhados no seu livro “O Quilombo dos Palmares, Ocupação das Terras e o Surgimento de Vilas”, que será lançado no próximo dia 04 de novembro, em Maceió.

Repórter Maceió



Enquete
Você concorda com a redução de horário das delegacias de Alagoas
Total de votos: 21
Google News