29/03/2024 06:46:24

28/05/2009 00:00:00

Municipios


Municipios

antonio aragão //

 

Cerca de trinta trabalhadores rurais que durante a safra 2008/09 prestaram serviços a Usina Santa Clotilde localizada no município de Rio Largo, e que reinvidicavam o recebimento de dois meses de salários atrasados e parte da indenização segundo suas palavras devidas pela empresa agro-açucareira, bloquearam a altura do quilometro 48,5 a BR 104 no município de Murici, proporcionando a formação de longas filas de automóveis e caminhões, além de causar transtorno aos que utilizam a rodovia, de vital importância para os municípios de Murici, Branquinha, União dos Palmares, São José da Laje, Ibateguara, Colônia Leopoldina, Canastra, Santana do Mundau e importantes centro industriais e comerciais como é o caso de Garanhuns e Caruaru no agreste pernambucano.

 

O pequeno grupo armado de facões, pedras e paus cortaram várias arvores na margem da estrada (eucaliptos), colocaram folhagem e galhos na pista de rolamento, e durante todo o período em que realizavam o protesto – cujo objetivo era uma reunião com representantes do Ministério do Trabalho e da Usina – foram alvo de xingamentos e protestos de transeuntes que se diziam prejudicados e alegavam “nada ter a ver com o pagamento deles”.

 

“Nada temos a ver com a reinvidicação desse pessoal – disse um motorista – o que quero é chegar ao meu destino. Por que vocês não interditam a Usina”? perguntou irritado o profissional do volante que recebeu no mesmo tom uma resposta: “Nenhum de nós chega perto da usina, pois os homens (referindo-se aos diretores da empresa) postaram dezenas de vigias armados para impedir nosso acesso”.

 

O diálogo começava a ficar tenso quando chegou ao local o comandante do 2º BPM ten.cel. Luiz Calos que após uma rápida conversa com a juíza de União dos Palmares Olívia Medeiros (que também foi proibida chegar a Maceió após o expediente no fórum de União) conseguiu amenizar o clima, ligando para o responsável pelo gerenciamento de crises da PM, que enviou uma local uma equipe, que com a PRF por volta das 17,30 conseguir o desbloqueio da rodovia, embora os manifestantes prometessem retornar amanhã para o mesmo local.

 

 

Galeria




Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News