20/04/2024 10:28:42

27/05/2009 00:00:00

Cidade


Cidade

com ascom-sesau //

O governador Teotonio Vilela Filho e o secretário de Estado da Saúde, Herbert Motta, inauguram nesta quinta-feira (28), a partir das 10h, a base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em União dos Palmares. A solenidade irá acontecer na base do Samu, que irá funcionar na sede da Secretaria de Saúde do município.  Em seguida, será inaugurada também uma Agência Transfusional (AT), ligada à Hemorrede Pública de Alagoas.

Segundo o coordenador de Atendimento Pré-Hospitalar de Urgência, Iracildo Camelo, cada município sede de microrregião de saúde terá base descentralizada do Samu, de forma que a cada 30 km a população possa contar com o atendimento pré-hospitalar de urgência.

Em abril, o governo do Estado inaugurou as bases descentralizadas do Samu em Penedo e outra em Palmeira dos Índios. De acordo com o Iracildo Camelo serão inauguradas, ainda este ano, as bases dos municípios de Coruripe, Delmiro Gouveia, Pão de Açúcar, Paulo Jacinto, Viçosa, Porto Calvo e São Miguel dos Campos.

Em seguida, o governador e o secretário da Saúde inauguram uma Agência Transfusional (AT) ligada à Hemorrede Pública de Alagoas. Com esse propósito, o governo do Estado descentraliza o atendimento básico de saúde para o interior do Estado, facilitando o acesso dos alagoanos à transfusão de sangue, sem que seja necessário se deslocar para o Ambulatório de Hematologia de Alagoas, situado em Maceió, em prédio anexo ao Hemocentro de Alagoas (Hemoal).

A meta do governo do Estado é ampliar ainda mais a política de sangue e hemoderivados no Estado, cujo objetivo é facilitar o processo de doação de sangue e seu processamento, bem como a realização de transfusões para os pacientes que necessitam deste tratamento, a exemplo dos que são vítimas da anemia falciforme.

Nota da editoria: agradecemos a lembrança do prefeito de União Dr. Areski Filho que enviou à equipe deste noticiosos convite para comparecimento ao evento, objeto da matéria acima.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 34
Notícias Agora
Google News