19/04/2024 13:00:12

Mundo
26/10/2019 22:00:00

Professores em greve tomam as ruas de Chicago, nos EUA


Professores em greve tomam as ruas de Chicago, nos EUA

Milhares de professores em greve ocuparam as ruas do centro de Chicago, nos Estados Unidos, nesta quarta-feira (23) em protesto por melhores condições de trabalho, como redução no número de alunos em sala de aula e mais contratações de funcionários de apoio.

A categoria paralisou as aulas pelo quinto dia letivo consecutivo. Com isso, cerca de 300 mil estudantes ficaram fora das escolas públicas de Chicago, uma das maiores cidades norte-americanas. A greve deve continuar nesta quinta-feira.

Segundo reportagem da agência Reuters, os professores interromperam as aulas após as negociações com a prefeitura não surtirem efeito. Entre as reivindicações, estão melhores salários e aumento no número de servidores – principalmente enfermeiros e assistentes sociais.

 

"As crianças só querem aprender e não temos recursos para ensiná-las", disse à Reuters a professora Christina Morales.

 

Nos protestos, os manifestantes empunharam bandeiras com palavras de ordem e usaram apitos e tambores para fazer barulho. O protesto parou o centro de Chicago, o que irritou motoristas.

O grupo marchou até a prefeitura de Chicago, onde a prefeita Lori Lightfoot anunciaria a previsão orçamentária da cidade.

 

Greve em Chicago

 

 
Professores protestam próximo à prefeitura de Chicago, onde prefeita anunciou orçamento nesta quarta-feira (23) — Foto: Teresa Crawford/AP PhotoProfessores protestam próximo à prefeitura de Chicago, onde prefeita anunciou orçamento nesta quarta-feira (23) — Foto: Teresa Crawford/AP Photo

Professores protestam próximo à prefeitura de Chicago, onde prefeita anunciou orçamento nesta quarta-feira (23) — Foto: Teresa Crawford/AP Photo

Professores de diversas localidades têm protestado contra falta de investimento público nas escolas. Em Chicago, a greve tomou proporções maiores, com protestos diários. A pré-candidata democrata à Presidência dos EUA Elizabeth Warren participou dos protestos na terça-feira.

Eleita em abril, a prefeita de Chicago, Lori Lightfoot, alega que o distrito ofereceu aumento de 16% aos professores por cinco anos e prometeu verificar as condições de trabalho nas unidades de ensino. No entanto, ela afirma que o orçamento da cidade não poderia cumprir com todas as demandas do sindicato, que custariam US$ 2,4 bi a mais por ano ao orçamento da educação.

G1



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 30
Notícias Agora
Google News