24/04/2024 02:22:52

Alagoas
19/10/2019 02:00:00

Por iniciativa de Silvania Barbosa, Câmara de Maceió aprova Programa Municipal de Prevenção ao Suicídio


Por iniciativa de Silvania Barbosa, Câmara de Maceió aprova Programa Municipal de Prevenção ao Suicídio
Silvania Barbosa Vereadora

A Câmara Municipal de Maceió aprovou, na tarde desta quinta-feira (17), a criação do Programa Municipal de Prevenção ao Suicídio. A matéria é de autoria da vereadora Silvania Barbosa (PRTB). Além de capacitar profissionais para identificar indivíduos que apresentam perfil suicida, a ideia é ampliar a conscientização sobre o tema e garantir acompanhamento médico ao pacientes.

A proposta do Projeto de Lei é que o programa seja desenvolvido pela Secretaria de Saúde da capital e tenha como espaços prioritários de execução, as instituições públicas de ensino, inclusive de nível médio e superior. Para tanto, a Secretaria poderá firmar parceria com escolas do município, estaduais e até universidades.

A promoção de palestras e fixação de cartazes durante a semana de prevenção ao suicídio, no mês de setembro, em centros educacionais e unidades de saúde, também são previstas pelo PL.

"O projeto é amplo e pode ter o engajamento de empresas ou instituições privadas de ensino se houver interesse desses setores. A ideia é criar canais de atendimento, direcionar atividades para o público alvo, além de monitorar os casos por meio de profissionais da área. É preciso lembrar que o suicídio está atrelado a outras questões, como o alcoolismo. O acompanhamento clínico e medicamentoso reduz substancialmente os casos, por isso é tão importante esse engajamento mútuo", destacou a parlamentar.   

*Redação Alagoas Alerta com Assessoria 

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News