19/04/2024 04:22:55

Justiça
18/10/2019 20:00:00

STF autoriza governo a rever anistia de 2,5 mil militares


STF autoriza governo a rever anistia de 2,5 mil militares
O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou o governo a rever e anular anistia concedida para 2,5 mil cabos que foram desligados da Força Aérea Brasileira (FAB) durante o regime militar. Uma portaria, publicada em 1964, limitou em oito anos o tempo de serviço para quem ingressasse na força sem a realização de concurso público.
 
Por 6 votos a 5, os ministros entenderam que o governo pode abrir procedimento administrativo, concedendo ampla defesa, para avaliar cada anistia concedida. No entanto, a Corte determinou que não haja a devolução dos valores que já foram pagos a título de indenização por perseguições durante a ditadura, mesmo que o benefício seja apontado como irregular. No entanto, os pagamentos futuros podem ser suspensos.
 
A Comissão da Anistia concedeu as pensões aos militares que alegaram que o desligamento da Força após os oito anos de serviço ocorreu por "motivação exclusivamente política”.  No plenário do Supremo, a Advocacia Geral da União (AGU), afirmou que os desligamentos ocorreram puramente por conta do tempo de serviço e não por perseguição. A entidade alegou ainda que a FAB, mesmo tendo contingente menor, registrou um número de anistias concedidas acima das registradas no Exército Brasileiro. 
 
De acordo com a AGU, outros 10 mil processos aguardam aval da Comissão da Anistia e que se todos forem aprovados, o governo terá que desembolsar R$ 43 bilhões dos cofres públicos  nos próximos dez anos para pagar os benefícios.
 
Correio Braziliense


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 28
Notícias Agora
Google News