29/03/2024 09:40:50

Cultura
16/10/2019 19:00:00

Ifal vai sediar evento nacional com reflexões sobre temáticas quilombolas, negras e indígenas


Ifal vai sediar evento nacional com reflexões sobre temáticas quilombolas, negras e indígenas

Aspectos da religiosidade afro-brasileira, práticas de combate ao racismo, a resistência dos povos indígenas e o fortalecimento dos grupos de resistência negra e indígena são alguns dos temas que vão ser discutidos na quinta edição do Encontro Nacional de Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (Neab), Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) e grupos correlatos da Rede Federal de Educação Profissional Tecnológica. O evento vai ocorrer na sexta-feira, 18, e no sábado, 19, no Instituto Federal de Alagoas, Campus Satuba.

Cerca de 300 participantes são esperados para participar das discussões. O Enneabi vai contar com seis mesas-redondas e 12 oficinas no primeiro dia de evento. Nas oficinas, os participantes vão se dividir para acompanhar atividades práticas de dança afro, maquiagem e hip hop, entre outras. Discussões sobre questões afirmativas, saúde e ancestralidade também estão na programação.

“Abayomi é uma boneca de pano e confeccioná-las nos remete a alegria da infância e a escassez que, na maioria das vezes, nossos antepassados foram submetidos. Esse encontro precioso vem como um resgate à nossa ancestralidade, é poder enxergar um pouquinho desse legado de uma cultura milenar que veio da África”, propõe a artista Raquel Silva dos Santos, responsável pela oficina sobre a boneca Abayomi.

O tema desta edição do Enneabi é "Lutas e resistências contemporâneas das populações Quilombolas, Negras e Indígenas". O evento será dividido em seis sessões temáticas: Cultura, educação e currículos escolares de/para negros e indígenas (coordenada por Izanete Marques Souza e Paulo de Oliveira Nascimento); Assistência social e políticas públicas para negros e indígenas (Evelyn Correia de Oliveira Cavalcante); Identidade, Território e territorialidades (Flávio Augusto de Aguiar Moraes); Religiosidades afro-brasileiras e indígenas (Herliton Rodrigues Nunes); Feminismos, movimentos LGBTQIA+ e violência (Pablo Fabricio da Conceição) e Etnociência e Tecnologias da Informação (Paulo Roberto Faber Tavares Junior).

Os participantes vão acompanhar também apresentações de trabalhos acadêmicos (oral e pôster), apresentações artístico-culturais, feira de livros e feira gastronômica. Além dessa programação, no segundo dia (19), será realizada uma visita ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, em União dos Palmares.

A programação completa e informações sobre as inscrições estão disponíveis no site: enneabi.ifal.edu.br.

Al1

Fonte: Ascom



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News