25/04/2024 06:19:32

Mundo
16/10/2019 01:00:00

China afirma que não há divergências com EUA na busca de acordo comercial


China afirma que não há divergências com EUA na busca de acordo comercial

A China negou, nesta terça-feira, qualquer divergência com os Estados Unidos em relação à busca de um acordo comercial entre os dois países, apesar das análises diferentes após as últimas negociações na semana passada em Washington.

"Ambos os lados concordam com a progressão em direção a um acordo econômico e comercial. Não há divergência", declarou o porta-voz do ministério das Relações Exteriores da China, Geng Shuang.

Ao final da última rodada de negociações, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou um acordo parcial "muito importante" com a China na sexta-feira, enquanto Pequim se limitou a citar um "progresso substancial" nas discussões comerciais.

Quando perguntado sobre isso, o porta-voz da diplomacia chinesa disse que "o que os Estados Unidos disseram corresponde à situação e à nossa avaliação".

"O acordo econômico e comercial será muito importante", acrescentou Geng. "Será bom para a China, para os Estados Unidos e para o resto do mundo. Será bom para a economia, o comércio e a paz".

Donald Trump declarou na sexta-feira que os termos da negociação ainda não foram publicados, o que pode levar entre quatro e cinco semanas.

O presidente dos Estados Unidos não excluiu a possibilidade de assinar este acordo "de primeira fase" com seu colega Xi Jinping no âmbito da cúpula do Fórum Ásia-Pacífico (APEC), a ser realizada no Chile, de 16 a 17 de novembro.

Sob esse acordo preliminar, Donald Trump renuncia a um novo aumento de tarifas que afetaria os produtos chineses a partir de terça-feira.

Por sua vez, Pequim prometeu comprar grandes quantidades de produtos agrícolas americanos. No entanto, os aumentos de tarifas já impostos por ambas as potências seguem em vigor e a questão das reformas econômicas estruturais exigidas pelos Estados Unidos permanece por resolver.

Yahoo Notícias



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News