28/03/2024 18:06:58

Viver Bem
15/10/2019 01:00:00

Sobrepeso reduz em 3,3 anos a expectativa de vida dos brasileiros, diz OCDE


Sobrepeso reduz em 3,3 anos a expectativa de vida dos brasileiros, diz OCDE

O sobrepeso está levando os brasileiros a viverem 3,3 anos a menos do que a média esperada, aponta um relatório da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgado nesta quinta-feira (10). O número está acima da média dos demais países, que é de 2,5 anos – entre 0,9 e 4,2 anos, entre os pesquisados.

O sobrepeso também impacta o Produto Interno Bruto (PIB). De acordo com o documento da OCDE, o Brasil deverá ter uma redução de 5% no PIB nos próximos 30 anos (entre 2020 e 2050) por causa da menor produtividade da população. A média dos demais países é de 3,3%.

Esse impacto na economia, segundo o relatório, acontece porque o sobrepeso leva a doenças crônicas, o que afeta o rendimento do trabalhador ou reduz suas chances de ser empregado. O efeito também ocorre nos gastos com saúde, já que pessoas com sobrepeso tendem a precisar mais de serviços de saúde e passam por mais cirurgias, por exemplo.

Análise de 36 países

O relatório "The Heavy Burden of Obesity – The Economics of Prevention" ("O peso da obesidade – a economia da prevenção", em tradução livre) reúne dados coletados entre 2016 e 2019 de 36 países que fazem parte da organização, e de alguns parceiros, entre eles o Brasil.

Os dados consideram que o sobrepeso é quando o índice de massa corporal (IMC) está acima de 25 kg/m²; e obesidade é quando o IMC fica acima de 30 kg/m². O IMC é calculado ao dividir o peso (kg) pelo quadrado da altura (m²).

Gráfico mostra em quantos anos a obesidade reduz a expectativa de vida por país — Foto: Infografia/G1Gráfico mostra em quantos anos a obesidade reduz a expectativa de vida por país — Foto: Infografia/G1

Gráfico mostra em quantos anos a obesidade reduz a expectativa de vida por país — Foto: Infografia/G1

Confira abaixo as principais conclusões do estudo:

  • 60% da população dos países da OCDE está acima do peso; destas, 25% são obesas
  • 50% da população tem uma alimentação não saudável
  • 40% do tempo acordado é gasto em atividades sedentárias
  • 1 a cada 3 pessoas não faz atividades físicas suficientes
  • 2 a cada 5 pessoas não consome frutas e verduras suficientes
  • Países da OCDE gastam 8,4% de seu orçamento total de saúde no tratamento de doenças relacionadas à obesidade
  • O tratamento de doenças relacionadas ao excesso de peso custa US$ 423 bilhões por ano, considerando os valores em paridade conforme o poder de compra em 52 países analisados
  • Pessoas com alto índice de massa corporal custam em média US$ 200 por ano nos países da OCDE
  • Cada dólar gasto na prevenção da obesidade gera um retorno seis vezes maior
  • 1 a cada 5 brasileiros é obeso e o excesso de peso é responsável por 9% dos gastos em saúde no país, envolvendo doenças relacionadas, como diabetes, e problemas cardiovasculares.
  • Crianças com peso adequado são 13% mais propensas a se saírem bem na escola
OCDE e os gastos com saúde relacionados à obesidade — Foto: Infografia/G1OCDE e os gastos com saúde relacionados à obesidade — Foto: Infografia/G1

OCDE e os gastos com saúde relacionados à obesidade — Foto: Infografia/G1

Obesidade e expectativa de vida

De 2020 a 2050, o sobrepeso e as doenças relacionadas a ele vão reduzir a expectativa de vida em 2,5 anos em média nos países da OCDE.

"Em média, nos países da OCDE, o excesso de peso é responsável por 70% de todos os custos de tratamento para diabetes, 23% dos custos de tratamento para doenças cardiovasculares doenças e 9% para cânceres", diz o relatório da OCDE.

Políticas contra a obesidade

O relatório da OCDE aponta medidas para enfrentar o sobrepeso e a obesidade da população. Entre elas estão:

  • Rotulagem de alimentos e cardápios;
  • Regulamentação da publicidade de comidas não saudáveis para crianças;
  • Promoção de exercícios físicos, incluindo prescrições médicas e incentivos na escola.

A OCDE afirma que, se as pessoas reduzirem sua ingestão de calorias em 20%, mais de 1 milhão de doenças crônicas relacionadas à obesidade seriam evitadas por ano, em especial os problemas cardíacos.

G1



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News