24/04/2024 06:34:06

Alagoas
14/10/2019 11:00:00

Gazeta de Alagoas retoma edições diárias a partir desta terça

Com 85 anos de história, jornal faz jus ao slogan e consolida liderança no mercado ao investir em jornalismo digital em Alagoas


Gazeta de Alagoas retoma edições diárias a partir desta terça

Quando, no futuro, alguém indagar sobre o caminho que Alagoas percorreu para chegar até ali, certamente o jornal Gazeta de Alagoas será consultado. Mesmo quando passou a ser um hebdomadário, no final do ano passado, o principal jornal do Estado permaneceu como testemunha da contemporaneidade, atuando como fonte de informação e registro fidedigno dos principais fatos. A partir desta terça-feira, 15 de outubro, a Gazeta de Alagoas volta a circular diariamente e continua cumprindo sua vocação: ser a mais relevante fonte de informação local, com a qualidade e credibilidade que é possível denominar jornalismo de verdade.

É isso o que defende o editor-geral Claudemir Araújo, que há 37 anos se dedica à Organização Arnon de Mello (OAM). Segundo o jornalista, que acompanhou os avanços tecnológicos e as mudanças no mercado da comunicação, a Gazeta de Alagoas não envelheceu, mas ganhou experiência. Ele é o responsável por comandar a atual redação do jornal e explica a nova rotina da equipe. Para ele, o diário desponta, mais uma vez, como um veículo forte, que assume responsabilidades junto ao fiel leitor.

"O jornal Gazeta de Alagoas é líder no Estado desde a sua fundação. Então, o sentimento é de satisfação, de alívio, de alegria. Somos um matutino de 85 anos de sucesso, que tem enfrentado de forma vitoriosa e valente as intempéries que se apresentam. A Gazeta sobreviveu, inclusive, por conta dessa pujança. Essa crise tomou conta não só dos veículos de comunicação, mas da economia de maneira geral. Ela volta a ser diária neste momento, até para mostrar que continua firme, que continua forte. Com o fato da volta das edições diárias, com essa forma moderna, que vai facilitar a vida do leitor, a Gazeta de Alagoas dá um passo à frente e novamente se consolida dentro do seu principal objetivo, que é oferecer aos leitores o máximo de  informações, sendo guiada pela notícia verdadeira, pela verdade. Estamos novamente pisando firme nesse terreno chamado comunicação", diz o editor.

A partir de agora, então, a Gazeta de Alagoas terá edição digital, de terça a sexta-feira, e poderá ser acessada pelos assinantes por meio do site (www.gazetadealagoas.com.br) e pelo aplicativo "Gazeta de Alagoas", disponível para Android e IOS. Aos fins de semana, além da edição digital especial, o jornal continua impresso e distribuído nas residências dos assinantes e em pontos de venda estratégicos.

"Ao longo desses 85 anos, a Gazeta de Alagoas sempre contou a história do nosso Estado. Deu uma paradinha, mas, mesmo assim, aos finais de semana se dedicou aos principais fatos, sempre colocando o leitor a par dos acontecimentos. E, dentro dessas edições impressas nos fins de semana, que vão continuar, a Gazeta sempre se preocupou com matérias mais completas, investigativas, que são reflexos do nosso corpo redacional", completa Claudemir Araújo.

GAZETA DIGITAL

Durante a semana jornal será digital e nos fins de semana também estará nas bancas e na casa dos assinantes

FOTO: FELIPE NYLAND

Segundo Kleiner Mota, gestor de Tecnologia da OAM, a Gazeta de Alagoas dá um passo fundamental ao investir no ambiente digital. Ele destaca a experiência dos leitores como diferencial da iniciativa.

O aplicativo "Gazeta de Alagoas" continua funcionando e possibilita ao leitor obter o conteúdo da Gazeta de maneira facilitada, por meio de tablets e smartphones. Da mesma maneira, o veículo reestreia o site, onde, além de acessar uma versão virtual do jornal nos moldes do impresso, os assinantes terão acesso a conteúdos extras.

"O app é só uma das formas do assinante ter acesso ao conteúdo. São três. Há essa versão flip dentro do site e ainda um portal, com um novo visual, destacando as manchetes do jornal. Buscamos as experiências dos grandes jornais para trazer recursos que melhoram a usabilidade do leitor. Uma dessas novidades é a possibilidade de acessar os textos em áudio", explica.

Outra novidade é a mesclagem das experiências que a página (gazetadealagoas.com.br) traz. Segundo Kleiner Mota, isso já foi testado por grandes veículos no mundo.

"Quando você navega pelas páginas do aplicativo, cada manchete é destacada automaticamente. Naquela visualização, que seria o jornal em sua forma original, ele pode clicar para ler o texto, mas também ter acesso a conteúdos adicionais, como uma galeria de fotos, vídeos, podcast, todos esses conteúdos que antes não era possível entregar", diz.

 

Gestão reuniu redação do jornal Gazeta de Alagoas para celebrar trajetória vitoriosa e dialogar sobre novos desafios

FOTO: FELIPE NYLAND

Para acessar a Gazeta de Alagoas, os assinantes devem utilizar os mesmos usuário e senha que usam atualmente. Quem não é assinante, no entanto, pode acessar o site e navegar pelas manchetes e ler prévias das reportagens, mas não terá acesso ao conteúdo completo. Além disso, uma experiência de 20 dias grátis estará disponível para os leitores.

"A Gazeta de Alagoas foi um dos primeiros jornais do país a ter um site. Era um consumo mais restrito, mas fomos pioneiros nisso. Mas a Gazeta nunca vislumbrou um caminho totalmente digital, como faz agora. Pra gente, da tecnologia, é motivo de orgulho pela inovação, pelo momento novo que o jornal passa a viver. É um grande passo, que traz para o ambiente digital a mesma qualidade que a Gazeta mostra ao longo de todos esses anos", conclui gestor de Tecnologia da OAM.

Outro importante aspecto das mudanças que chegam ao jornal é o design. Afinal, o principal apelo das mídias sociais na contemporaneidade é visual. O trabalho do diagramador é fazer com que o leitor tenha uma maior interação com a página. Por meio de peças gráficas, como ?olho?, score? e outros elementos, o atual projeto gráfico da Gazeta de Alagoas quer seduzir o leitor a ler o máximo possível de páginas, mas sempre com conforto.

"A disposição dos textos, tamanho das fotos e elementos gráficos que integram as páginas são trabalhados entre diagramadores e editores de texto e fotografia, levando-se sempre em consideração que o leitor receba as informações numa linguagem visual clara e objetiva, dentro da identidade visual adotada pelo projeto gráfico", diz Jorge Carlos, jornalista que atualmente comanda a diagramação da Gazeta de Alagoas.

Segundo o diagramador, as mudanças realizadas para o retorno do veículo à edição diária destacam o trabalho dos jornalistas.

EVOLUINDO A INFORMAÇÃO

Diretor-executivo da OAM, Luis Amorim, e Vinicius Maia Nobre, membro do conselho estratégico da empresa, apresentaram as novas estratégicas editoriais e comerciais do veículo

FOTO: FELIPE NYLAND

Em um período de crise na comunicação, retomar a produção diária de conteúdo é um movimento que surpreende. O veículo pioneiro do maior complexo de comunicação de Alagoas, a Organização Arnon de Mello, retoma o fôlego para construir outras décadas de uma história que começou em 1934.

Para o diretor-executivo da OAM, Luis Amorim, é assim que a Gazeta de Alagoas chega ao ambiente digital: mantendo uma linha editorial crítica, construtiva e oferecendo ao público a relevante cobertura do mundo, focando na política, na área policial, na economia, na cultura e no social de Alagoas.

Além do gestor, outras personalidades, de diferentes segmentos, avaliaram o retorno da Gazeta de Alagoas à edição diária.

LUIS AMORIM

Diretor-executivo da Organização Arnon de Mello

Luis Amorim destaca que Gazeta faz jus ao seu slogan

FOTO: ARQUIVO

"Sempre de olho no futuro, a Gazeta, que, através do seu slogan 'evoluindo a informação', sugere uma contínua mudança, concluiu que chegou o momento  de apostar no jornalismo digital. Com este importante passo para todos os alagoanos, seus leitores  voltarão a ter a edição diária da Gazeta de Alagoas. Desta vez, na moderna versão digital, num novo e prático aplicativo, que irá satisfazer os nossos exigentes assinantes. Nosso time da redação, composto de experientes profissionais, está ávido para começar a digitar as primeiras linhas deste que, pelo envolvimento de todos, será o matutino digital de maior consumo do nosso Estado. A concepção do projeto, determinado pelo acionista, está em sintonia com o que vem acontecendo no mundo. As várias maneiras de se comunicar sofreram mudanças bruscas. Os leitores têm mudado a maneira de consumir informação, sempre de forma instantânea pela internet. Não obstante, o Brasil e o mundo aderiram  ao modelo de negócio que exigiu uma transformação radical. A geração e a distribuição de conteúdo no tradicional impresso diário tornaram-se pouco produtivas, por este ter se transformado num meio ineficaz de levar ao seus leitores conteúdo atualizado. Nem por isso, descuidamos da nossa edição semanal impressa, que continuará circulando na manhã de sábado, e será editada em novo projeto gráfico, concebido pelos nossos  dedicados profissionais. Esse conteúdo será reforçado por matérias especiais e investigativas, dentro do relevante, indispensável e legítimo papel exercido pela imprensa". 

 

"A visão estratégica e a capacidade de adaptação possibilitam perceber e acompanhar as tendências do mercado nas mais diversas áreas. As transformações e as experiências são necessárias na busca pelo aperfeiçoamento. A tudo isso, soma-se a sensibilidade em compreender quais os anseios dos clientes e buscar atendê-los. Quem presta serviço funciona como um facilitador, e na comunicação não é diferente. É por isso que foi com satisfação que recebemos a notícia de uma versão diária e moderna, já que agora será digital, do jornal mais tradicional do Estado. Parabenizo a iniciativa e desejo sucesso nessa nova fase da Gazeta de Alagoas".

NILO ZAMPIERI

Empresário e presidente do Secovi-AL

Empresário enaltece história do jornal Gazeta de Alagoas

FOTO: DIVULGAÇÃO
"É importante o nosso principal veículo de comunicação estar diariamente presente na leitura obrigatória do povo alagoano, seja no digital ou no impresso. A Gazeta de Alagoas faz parte da história do povo alagoano. Meus parabéns!"

 

 

HERMANN FERNANDES

Presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade de Alagoas

"A Gazeta de Alagoas tem uma importante história e seu retorno às edições diárias se apresenta como mais uma oportunidade para o mercado anunciante e mais um canal de informações para os alagoanos.

RILDA ALVES

Presidenta da CUT-AL

 

Sindicalista reforça credibilidade da Gazeta de Alagoas

FOTO: ASCOM SINTEAL
"Em tempos de fake news, é cada vez mais importante contarmos com veículos de imprensa fazendo a cobertura dos fatos do dia a dia por meio de sua equipe de jornalistas, com objetividade e pluralidade. Por isso, a volta da edição diária da Gazeta de Alagoas, agora no formato digital, seguindo as tendências do jornalismo em todo o mundo, é um fato a ser destacado, principalmente pela importância do jornal na história de Alagoas e por seu esforço de se adequar aos novos tempos da comunicação." 

RICARDO NAZÁRIO

Presidente do Sindpol-AL

Para nós, dirigentes sindicais, principalmente da área de Segurança Pública, a volta da Gazeta para a edição diária é uma notícia muito boa. Precisamos nos atualizar com mais rapidez, já que, cada vez mais, as informações são dinâmicas, é tudo muito rápido, então é mais um meio de atualizar a sociedade alagoana. Para nós, operadores da Segurança Pública, é importante ter um canal de comunicação e a Gazeta de Alagoas tem essa contribuição muito importante para nosso dia a dia. Será um veículo de consulta diária, para buscar informações com credibilidade. Um policial lotado em qualquer localidade, no Sertão ou no Litoral, e que muitas vezes não consegue se informar, agora poderá ficar atualizado sobre o que acontece em todas as regiões. E a Gazeta inova com essa informação diária e digital. Entendo que é muito importante".

Reprodução - Gazetaweb



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News