12/11/2019 07:20:03

Saúde
11/10/2019 17:00:00

Profissionais de 14 municípios alagoanos são capacitados sobre câncer de mama


Profissionais de 14 municípios alagoanos são capacitados sobre câncer de mama

Mônica Lima

Caracterizado pela cor rosa no âmbito da saúde, o mês de outubro é destinado ao alerta às mulheres sobre o câncer de mama e de colo do útero. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está capacitado os médicos e enfermeiros que atuam na Atenção Básica de 14 municípios alagoanos. A finalidade é reforçar a assistência às mulheres que são atendidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), orientando-as sobre a prevenção e o diagnóstico da doença em tempo oportuno.

A informação é a principal arma para alertar sobre os dois tipos de câncer que mais acometem as mulheres. Por isso, conforme destacou Carmem Nascimento, coordenadora do Programa Estadual de Saúde da Mulher, é importante capacitar os profissionais que atuam na Atenção Básica, por representar a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS), e cuja atribuição é orientar as mulheres para a realização dos exames preventivos e, em caso suspeito, encaminhar as usuárias para tratamento especializado.

Dos 14 municípios contemplados pela ação, Coruripe e Marechal Deodoro já sediaram a capacitação promovida pela Sesau. Nesta quarta-feira (9) será a vez de Santana do Mundaú e Joaquim Gomes recebe a ação na quinta-feira (10). As demais capacitações acontecem em Porto Real do Colégio (14/9), Jequiá da Praia (15/9), Palmeira dos Índios (16/9), Limoeiro de Anadia (17/9), Água Branca (18/9), Jacuípe (21/9), Murici (22/9), Boca da Mata (23/9), Santa Luzia do Norte (25/9) e Traipu (29/9).

Além das capacitações, ações de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce irão acontecer em Maceió. A primeira vai ocorrer no dia 19, a partir das 8 horas, na praça da Faculdade, no bairro Prado, em Maceió. Quem for ao local terá a oportunidade de ter acesso a alguns serviços, como teste rápido de HIV e sífilis, exames clínicos, realização de autoexame da mama, verificação da pressão arterial, avaliação nutricional e palestras sobre a prevenção do câncer de mama e do colo uterino. E, no dia 26, será a vez da população do Benedito Bentes, na Praça Padre Cícero, próxima ao Terminal Rodoviário.

Al1



Enquete
Se a Eleição Municipal fosse hoje qual seria seu candidato preferido?
Total de votos: 2620
Google News