20/04/2024 10:04:30

Saúde
06/10/2019 23:00:00

Samu nas Escolas promove ação em municípios de AL


Samu nas Escolas promove ação em municípios de AL

Os estudantes da Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição, em Craíbas, e da Escola Municipal Veridiano Soares, em Feira Grande, participaram do Projeto Samu nas Escolas. As ações ocorreram durante a décima edição do Governo Presente, que ocorre até este sábado (5), beneficiando a região Agreste.

Durante a ação, os socorristas do Samu Arapiraca levaram informações sobre primeiros socorros. Além de orientar sobre como agir em caso de engasgo, também foram repassadas informações a respeito dos procedimentos a serem adotados no caso de parada cardiorrespiratória, sangramentos nasais e queimaduras.

Para o Secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, essa é mais uma iniciativa que aproxima ainda mais o Samu da população alagoana. "A ideia é levar as orientações de primeiros socorros para todos os municípios do Estado e atingir o maior número de escolas possível. É com esse treinamento básico que essas crianças vão poder ajudar as vítimas enquanto o Samu se desloca para o atendimento", destacou o titular da pasta da saúde estadual.

Segundo Marcos Ramalho, supervisor do Samu Alagoas, a primeira coisa a se fazer diante de um acidente é acionar o 192 e pedir o atendimento do Samu. "O intuito é estar cada vez mais próximo do cidadão. E nada melhor do que colocar os nossos socorristas para orientar crianças, pais e professores sobre quais os primeiros cuidados com aquela vítima", salientou.

Índice de trotes – Além das noções de primeiros socorros, as ações do Samu nas Escolas também serviram para conscientizar as crianças sobre os prejuízos que os trotes causam diariamente para o atendimento do Samu em Alagoas. De janeiro a setembro deste ano o número 192 recebeu 366.629 ligações e, destas, 141.126 foram trotes, o que representa 38,49% das chamadas atendidas.

"Esse é o outro ponto positivo do Samu nas Escolas, estamos aumentando a conscientização da população sobre os malefícios que os trotes causam. Em comparação ao mesmo período do ano passado, conseguimos reduzir os trotes em 45,08%", salientou Marcos Ramalho.

*Redação Alagoas Alerta com Assessoria 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 34
Notícias Agora
Google News