23/04/2024 16:20:07

Governo
04/10/2019 11:30:00

Ministro assegura moradias para realocação de famílias do Mutange


Ministro assegura moradias para realocação de famílias do Mutange

O ministro Gustavo Canuto, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), garantiu que assessores técnicos virão à Maceió para tratar da situação dos moradores da encosta do bairro do Mutange e da encosta do Jardim Alagoas. As famílias devem ser realocadas para residenciais do programa Minha Casa Minha Vida construídos em Maceió.

Rui Palmeira destacou os resultados do encontro, que também contou com a participação do secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, e de técnicos do MDR. “Nós tivemos uma reunião assertiva, onde o ministro Canuto determinou que na próxima semana alguns técnicos estejam em Maceió para começarmos a trabalhar a remoção das famílias do Mutange. Então, já vamos agir com o plano de trabalho e fazer a remoção o mais rápido possível de 740 famílias para dois residenciais, no Rio Novo e no Benedito Bentes. Queremos, também, fazer a remoção das outras famílias que passarão a receber um aluguel social enquanto finalizamos outro residencial, que deve ficar pronto entre dezembro e janeiro”, detalhou o prefeito.

“A gente queria ouvir isso do ministro. A gente precisa e é uma necessidade dessas pessoas que estão aguardando há tanto tempo. O Município solicitou há meses autorização para levar essas famílias para os residenciais do Minha Casa, Minha Vida e, ao que parece, agora vai finalmente acontecer”, acrescentou o prefeito.

A Prefeitura segue monitorando e acompanhando a situação dos bairros Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto, que estão em estado de calamidade pública. Segundo estudos técnicos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), as áreas de encosta do Mutange e do Jardim Alagoas, identificadas pela cor rosa claro no Mapa de Setorização de Danos da Defesa Civil, deve ser totalmente evacuada por apresentar maior instabilidade de solo.

Em julho deste ano, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizou um cadastro dos moradores da localidade e, em Brasília, o prefeito Rui Palmeira solicitou autorização do Governo Federal para ocupação de 740 casas do programa Minha Casa, Minha Vida. Em agosto, instituições públicas acompanharam o prefeito e o secretário Municipal de Governo, Eduardo Canuto, em uma visita ao Residencial Vale do Parnaíba, localizado no bairro Rio Novo. Esse é um dos residenciais que receberão as famílias.

Para Eduardo Canuto, a notícia é acompanhada de muita emoção. “Esse anúncio é resultado de muita luta, onde enfrentamos fatores adversos, mas sempre irmanados na certeza de que nós temos a responsabilidade de evacuar aquela área, que é de risco. Essa informação é motivo de alegria. Quero muito agradecer ao povo do Mutange, que acreditou no papel da Prefeitura, às nossas secretarias e ao envolvimento do prefeito Rui Palmeira, que tem protagonizado todo esse trabalho e que nos motiva a nos manter firmes nesta luta incansável. Além disso, agradecer a todas as instituições que estão junto conosco”, afirmou.

Folha de Alagoas



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 39
Notícias Agora
Google News