19/04/2024 23:55:09

Municípios
02/10/2019 11:30:00

Segunda caminhada da vida encerra Setembro Amarelo em São José da Laje


Segunda caminhada da vida encerra Setembro Amarelo em São José da Laje

Apesar de ainda ser tratado como tabu, é crescente a discussão a respeito do suicídio. As estatísticas reforçam a importância de falar a respeito do assunto, e, pensando nisso, a Secretaria de Saúde de São José da Laje, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), promoveu, nesta segunda-feira (30), uma caminhada alusiva ao Setembro Amarelo, à caminhada a favor da vida, contou com a presença de dezenas de estudantes, funcionários públicos municipais, e sociedade civil. As ações contaram com apoio das Secretarias Municipais de Educação e Assistência Social.

Durante todo o mês as três secretarias realizaram atividades em alusão ao setembro amarelo, a exemplo da Secretaria de Assistência Social que desenvolveu junto no CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, palestra de prevenção ao suicídio em parceria com a CVV- Centro de Valorização a Vida.

Ao final da caminhada o público presente prestigiou a apresentação teatral dos alunos da Escola Municipal Benício Barbosa. “Um dia diferente para nós alunos, pois estamos abordando um tema muito atual, e a nossa escola recebeu a equipe do PSE, onde aprendemos mais sobre o assunto, e nesta manhã aqui em praça pública estamos apresentando os resultados”. Disse entusiasmada, Vanessa Maria, aluna do 9º ano da rede de ensino.

Para a secretária municipal de saúde, Ângela Vanessa, a ação visa chamar a atenção dos pacientes, familiares e comunidade, para a prevenção e o preconceito com as doenças mentais. “Sabemos que o índice do suicídio é grande e temos vários pacientes com pré-disposição, por isso, precisamos ficar atentos aos sintomas de depressão, isolamento ou abatimento que pode levar a pessoa a chegar a esse ato extremo. Além de ações de conscientização, fornecemos, permanentemente, todo o suporte necessário aos nossos usuários e a toda comunidade Lajense”, disse.

 Correio dos Municipios

Fonte: Secom São José da Laje



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News