25/04/2024 14:30:32

Meio Ambiente
01/10/2019 11:30:00

Pesquisadores da UFRN confirmam tremor de terra em Rio Largo e Messias

Sismólogos do LabSis virão a Alagoas, na próxima semana, para investigarem o ocorrido


Pesquisadores da UFRN confirmam tremor de terra em Rio Largo e Messias

O Laboratório Sismológico (LabSis), que monitora os tremores de terra na região Nordeste do país, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), confirmou um tremor de magnitude 2.0 na Escala Richter ocorrido às 20h46 do sábado (27), em Rio Largo e Messias, cidades localizadas em Alagoas. 

De acordo com a assessoria de comunicação da Defesa Civil Estadual, pesquisadores do LabSis virão a Alagoas, na próxima semana, para estudarem a atividade sismológica nos municípios, evento que foi sentido em vários bairros de Rio Largo, cidade localizada na região Metropolitana de Maceió, e no início do município vizinho, Messias. 

 

Por meio de nota, divulgada no sábado (28), o Prof. Aderson Nascimento, Coordenador do LabSis, e o Sismólogo Eduardo Menezes confirmaram o tremor de terra na região, afirmando que o registro aconteceu em um raio de, aproximadamente, 5 km. 

Registro da estação sismográfica localizada em Anadia/AL (27/09/2019)

FOTO: LABSIS/UFRN

Na nota divulgada consta, ainda, a importância do alerta aos pesquisadores, feito por moradores da região que, de imediato, entraram em contato com o laboratório a fim de confirmar o ocorrido. 

episódio viralizou nas redes sociais durante o final de semana, quando dezenas de moradores relataram ter sentido o tremor e um estrondo. Alguns internautas acham que o tremor pode ter sido decorrente de uma pedreira, que fica localizada em Rio Lago.

O Secretário de Defesa Civil de Rio Largo, Washington Miranda, disse à TV Gazeta que não houve registros de pessoas feridas nem de danos materiais e que acha remota a possibilidade de o evento estar relacionado às atividades da pedreira instalada na região, já que, segundo ele, às detonações só estão autorizadas até às 17h. 

Gazetaweb

 


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News