19/04/2024 19:55:17

Governo
27/09/2019 10:30:00

Maceió Rosa 2019 será lançado pela Prefeitura na próxima terça-feira; saiba detalhes


Maceió Rosa 2019 será lançado pela Prefeitura na próxima terça-feira; saiba detalhes

Para mobilizar e conscientizar a população sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama, a Prefeitura de Maceió preparou uma programação especial para o Maceió Rosa 2019. O lançamento da campanha acontecerá na próxima terça-feira (1º) às 8h com servidores públicos e convidados em um café da manhã na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).  Feira de Serviços, Corrida Rosa, capacitação, ações de Saúde e nos Cras, palestras, atividades esportivas e recreativas em vários pontos da capital farão parte da programação.

A primeira-dama e coordenadora do Maceió Rosa, Tatiana Palmeira, destaca a integração e a propagação das informações. “Houve uma mobilização desde abril para montar a programação com a finalidade de apresentar novas ideias e ampliar as ações. É uma campanha institucional da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, mas que envolve todas as secretarias e a sociedade civil, porque acreditamos no engajamento para trazer o maior número de serviços e informações sobre prevenção a este tipo de câncer”, informa.

Um dos focos é a realização de exames de mamografia. O Município intensifica os encaminhamentos nas unidades básicas de saúde para as mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária preconizada para rastreamento pelo Ministério da Saúde.  A iniciativa busca conscientizar as mulheres para a prevenção do câncer de mama, o tipo que mais acomete mulheres no mundo, inclusive no Brasil, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Desde quando foi lançada, em 2014, até o ano passado, a campanha tem mobilizado milhares de mulheres a fazer os exames no mês de outubro. Nesse período, foram feitas 21.452 mamografias durante o Maceió Rosa, sendo relevante também a procura pelo exame nos meses de novembro, ainda como reflexo dessa mobilização.

Camisa da campanha

A Casa Rosa e a ONG Renascer foram selecionadas por edital e serão beneficiadas com os valores arrecadados nas vendas da camisa da campanha. A peça custará R$ 30 e estará disponível na Loja Rosa, que será aberta às 10h da quarta-feira (02) no Parque Shopping, e em quiosque que será montado no Maceió Shopping. A Fios de Cabelo do Maceió Shopping e a da Ponta Verde também terão pontos de venda da camisa. No domingo (06), o Maceió Rosa participa do projeto Lagoa Aberta, com ações das 14h às 17h na Orla Lagunar.

A Associação Comercial, em Jaraguá, receberá a programação da campanha nos dias 07 e 08, das 14h às 18h. No local, será realizado o Ela Pode, uma capacitação em empreendedorismo para mulheres do Centro Pesqueiro. Ainda na terça-feira (08), haverá uma ação na Academia Maceió, na orla da Jatiúca, das 6h20 às 7h40.

As ações nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) começam também na terça-feira (08). A programação terá início às 9h, nos dias 08, 11, 22 e 30 de outubro, respectivamente nos Cras de Fernão Velho, Santos Dumont, Jacintinho (Sônia Sampaio) e Área Lagunar.

Corrida 

No Dia das Crianças, 12 de outubro, às 15h, o Maceió Rosa promoverá a Corrida Kids, além de outras atividades para crianças na Praça Multieventos, na Pajuçara. Já às 19h, no mesmo local, terá a largada da Corrida Rosa. Seguindo com a programação na orla, no domingo (13), acontecerá o Outubro Rosa no Mar às 7h30 na Rua Fechada da Ponta Verde. Simultaneamente, a nova edição do Praia Acessível oferecerá atividades recreativas adaptadas na Pajuçara.

Serviços de saúde, bem-estar, lazer, cidadania, cultura e espaço kids. Tudo isso será levado para a Escola Nosso Lar (Levada), Escola Frei Damião (Benedito Bentes) e Calçadão do Centro, com a realização da Feira de Serviços nos dias 10, 17 e 23 respectivamente. A programação atenderá as comunidades das 08h às 17h. As ação do dia 23 no Centro será o Dia D da campanha, momento em que o Restaurante Popular também receberá a mobilização às 12h.

Com o objetivo de aproveitar o contato com a natureza, no dia 19, a campanha vai até o Parque do Horto, na Gruta de Lourdes. A ação no sábado se iniciará às 09h com término às 13h. Voltando para a parte baixa da cidade, na terça-feira (22), a conscientização sobre o combate ao câncer de mama chega ao Vera Arruda, na Jatiúca, a partir das 16h30.

Para os moradores do Bebedouro e aqueles que não poderão participar da ação no Parque do Horto, o dia 26 será marcado com a ação do Maceió Rosa no Parque Municipal. A programação será realizada das 09h às 13h.

As atividades realizadas durante outubro serão coroadas com a quinta edição do Saia Arrochada. O bate-papo com convidadas é mediado por  Tatiana Palmeira. O projeto aborda o câncer de mama sob diferentes olhares.

O Maceió Rosa é uma campanha institucional da Prefeitura, com apoio de empresas da iniciativa privada e de organizações do terceiro setor. A programação completa e mais informações estarão disponíveis nos canais de informação da Prefeitura a partir da terça-feira, dia 1º de outubro.

*Redação Alagoas Alerta com Assessoria



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 32
Notícias Agora
Google News