20/04/2024 06:35:17

Geral
26/09/2019 11:30:00

Sistema socioeducativo de AL será referência para Goiás no apoio a adolescentes e jovens


Sistema socioeducativo de AL será referência para Goiás no apoio a adolescentes e jovens
Texto de Everton Teixeira

O Sistema Socioeducativo de Alagoas tem se destacado no cenário nacional como referência de atendimento a jovens e adolescentes em conflito com a lei. Por esta razão, a Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese) recebeu, nesta terça-feira (24), o analista de políticas públicas Robson Moreira, que coordena a Unidade Socioeducativa de Internação Provisória do Estado de Goiás (CASE Formosa).

Segundo Moreira, o intuito da visita foi conhecer o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), através da Sumese, e trocar experiências para desenvolver ações semelhantes em seu estado. Na oportunidade, ele visitou as Unidades de Internação, conversou com adolescentes e servidores, e viu, de perto, como é desenvolvido o trabalho de educação e reaproximação social.

“Alagoas tem evoluído e se destacado muito nos últimos anos entre os melhores do Brasil no tocante à medida socioeducativa. Por esta razão, viemos conhecer in loco a infraestrutura, saber quais são os métodos utilizados no cumprimento da medida e levar este conhecimento para Goiás”, afirmou Moreira.

Entre os pontos positivos observados durante a visita, Robson destaca a qualificação dos profissionais, as metodologias de ensino, a atenção integral à saúde e as ações de profissionalização e reinserção dos adolescentes no mercado de trabalho.

“Nós percebemos claramente o olhar diferenciado do Estado expresso em ações de capacitação, nos atendimentos de saúde dentro das unidades, com ambulância e estrutura completa, sistema de videoconferência e, claro, na escolarização dos adolescentes. Estes são alguns elementos que tornam o sistema socioeducativo pleno, capaz de reintegrar o adolescente à sociedade de maneira saudável e efetiva”, declarou Robson Moreira.

A superintendente da Sumese, Denise Paranhos, explica que “o êxito do Sistema Socioeducativo em Alagoas é resultado de um conjunto de fatores, como a boa vontade política de desenvolver um trabalho de excelência, aliada a profissionais capacitados e uma infraestrutura adequada para receber os adolescentes”.

Para o secretário executivo da Seprev, Erivaldo Teixeira, que também participou da visita, “o encontro foi mais uma prova de que Alagoas está no caminho certo, bem à frente do que acontece em outros estados do país, e visitas como esta representam o reconhecimento deste trabalho”.

Agência Alagoas



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News