23/04/2024 09:36:36

Meio Ambiente
21/09/2019 18:30:00

Menos chuvosa e mais quente, Primavera começa na segunda-feira


Menos chuvosa e mais quente, Primavera começa na segunda-feira

estação das flores está chegando. A primavera inicia na segunda-feira (23) marcando o período de transição pós-inverno e a introdução de algumas características do verão.  O nome vem do latim primo vere, que significa “primeiro verão”, que indica uma introdução da estação seguinte, o verão.

E o calor predomina no fim de semana que antecipa a chegada da nova estação. Segundo a previsão do tempo divulgada pela Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), nesta sexta-feira (20) e sábado (21) o tempo aponta para sol entre nuvens e tempo seco em todo o Estado. A temperatura estará em elevação, podendo chegar a 32º no Sertão.

No domingo (22) que dá início a nova estação, o sol deve se manter firme em todo o Estado. A temperatura máxima em Maceió e no Litoral pode chegar 29°C; 30° C, no Agreste; e 32° C, no Sertão.

“Ainda haverá uma diminuição significativa do volume de chuvas em outubro e novembro, em todas as regiões do estado. Além do aumento gradual da temperatura, principalmente das máximas, índices ultravioletas elevados e mudança da direção dos ventos”, contextualiza o meteorologista da Sala de Alerta da Semarh, Vinícius Pinho.

 No Nordeste do Brasil existem duas estações bem definidas. Uma é caracterizada pela seca e a outra pelas chuvas. Isso acontece porque, por ser uma região tropical, recebe a mesma quantidade de radiação solar durante todo o ano e, dessa forma, os comportamentos das plantas e da temperatura não se diferem tanto no período de um ano.

Ainda segundo Pinho, em Alagoas, com o início da primavera, as chuvas tendem a diminuir, enquanto que a intensidade dos ventos aumenta. É o caso do conhecido ‘Vento Nordeste’, que começa a ganhar força na metade leste de Alagoas, compreendendo a faixa litorânea.

“Esse vento tem características mais intensas, quente, dando uma sensação de abafamento. Aqui na Sala de Alerta, neste período, é comum a emissão de avisos meteorológicos decorrentes desse fenômeno, que, geralmente, provoca alguns transtornos, como quedas de árvores e engarrafamentos urbanos”, explicou.

A Sala de Alerta

 Mesmo com a chegada de uma estação mais “estável”, o papel que a Sala de Alerta desempenha é de suma importância para o Estado. Com a primavera, há a continuidade do monitoramento pluviométrico, aumento na atenção dada aos ventos, principalmente na metade leste do Estado. Com o fim do período chuvoso, a principal preocupação passa a ser o monitoramento das secas.

 A Sala de Alerta monitora os sete principais reservatórios de água de abastecimento humano de Alagoas (Carangueija, Caçamba, Bálsamo, Boacica, Jaramataia, Limeira II e Coruripe).

 Com esse trabalho são divulgados mensalmente os relatórios do monitor de secas, mostrando as áreas mais críticas que necessitam de abastecimento de água, que, através de políticas públicas, como a Operação Carro Pipa do Exército Brasileiro e o Programa de Perfuração de Poços da Semarh, beneficiam as famílias de Alagoas.

Tribuna Hoje



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 39
Notícias Agora
Google News