20/04/2024 11:13:32

Justiça
21/09/2019 12:30:00

Justiça determina perda de cargo de Fernando Toledo como conselheiro do TCE


Justiça determina perda de cargo de Fernando Toledo como conselheiro do TCE

O juiz Alberto Jorge Correia de Barros Lima determinou que Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) realize um novo processo de escolha para ocupar a vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE), depois que acatou o pedido do Ministério Público Estadual (MPE) e anulou o processo de escolha que colocou o ex-deputado Fernando Toledo no cargo de conselheiro.

Na decisão, o magistrado estipulou que a Assembleia realize o processo de escolha com ampla publicidade e com critérios previamente definidos para avaliação dos candidatos. Mesmo com essa decisão, a ação ainda cabe recurso.

No recurso, o Ministério Público alegou que antes mesmo desse julgamento a ALE já havia escolhido, através de procedimento administrativo, Fernando Toledo para ser indicado para ocupar a vaga, inclusive com  publicação no Diário Oficial do Estado de 14 de outubro de 2014.

Em sua decisão, o juiz destacou que o processo não atendeu aos requisitos da “idoneidade moral”. “Concluindo, evidenciou-se como provado nos autos: i) na época da escolha do réu Fernando Toledo ele respondia por dois processos de improbidade administrativa relativos à malversação de dinheiro público; ii) o réu Fernando Toledo participou da deflagração, da votação e do ato final, na Assembleia Legislativa, do processo de sua própria escolha para o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas”, disse trecho da decisão.

Cada Minuto



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 34
Notícias Agora
Google News