24/04/2024 16:58:40

Meio Ambiente
20/09/2019 08:30:00

10ª edição do Clean Up é realizada no próximo sábado pelo Instituto Biota


10ª edição do Clean Up é realizada no próximo sábado pelo Instituto Biota

O Dia Mundial de Limpeza das Praias, celebrado no próximo dia 21 – sempre no terceiro sábado do mês de setembro, será marcado por uma consolidada mobilização em Maceió. Realizado simultaneamente em diversos países, o movimento teve início em 1988 e, na capital alagoana, chega neste ano a sua 10ª edição. A ação é coordenada pelo Instituto Biota de Conservação, contando com a parceria de órgãos públicos municipais e estaduais, além de entidades representativas. Denominado Clean Up Day, o movimento acontece a partir das 08 horas deste sábado, com concentração em dois pontos: na balança do peixe de Pajuçara e no Posto 07, na praia de Jatiúca.

Diretor-presidente do Instituto Biota, Bruno Steéfanis explica que a expectativa da organização é superar a média de público alcançada em 2018, quando 1.500 pessoas participaram do mutirão pela faixa de areia entre a Pajuçara e a Jatiúca. “O Dia Mundial de Limpeza das Praias é um movimento consolidado, iniciado na capital em 2009 pelo Biota em parceria com o antigo Hotel Radisson. Com dez anos de realização, o evento é pautado por uma mobilização de educação ambiental de grande impacto, visando o esforço coletivo para a limpeza do meio ambiente aquático. É uma forma de unir a população, a iniciativa privada, as entidades representativas e o poder público por um só objetivo: a preservaçãoa conscientização”, comenta Steéfanis.

Segundo enfatiza o diretorpresidente, o mutirão busca conscientizar e recolher resíduos deixados por maceioenses e turistas nas praias, algo que reflete diretamente no alto índice de encalhes e registro de morte de animais marinhos em decorrência da presença de lixo no mar. Dados do Instituto Biota apontam que no litoral de Alagoas, em 2018, foram registrados 1.787 encalhes de tartarugas. Destas, somente 26 foram encontradas vivas. Já em 2019, o número também é expressivo: 726 encalhes somente no primeiro semestre. “O plástico jogado na praia, por exemplo, dura milhares de anos para se decompor. Ou seja, um único saquinho pode matar inúmeros animais marinhos até que se desintegre por completo”, alerta o diretor-presidente.

A edição deste ano ganhou um importante reforço. Além do recolhimento por terra com a ajuda de voluntários, a Capitania dos Portos participará do Dia Mundial de Limpeza das Praias com o recolhimento de resíduos flutuantes no mar, com o auxílio de embarcações. Também são parceiros do evento a Prefeitura de Maceió – por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) e a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Alagoas, o Sindicato de Hotéis e Restaurantes de Alagoas (SHRBS/AL), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o Grupo Escoteiros Guardiões da Amizade, Simplast-AL e SEBRAE.

Serviço

O quê: Clean Up the World  – Dia Mundial de Limpeza das Praias

Quando: Sábado, dia 21 de setembro de 2019

Horário: concentração às 08 horas

Onde: pontos de encontro na balança do peixe da Pajuçara e no Posto 07, na Jatiúca. (Assessoria)

A Niotícia



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News