19/04/2024 01:45:17

18/05/2009 00:00:00

Municipios


Municipios

Na última quinta-feira (14), milhares de idosos carentes que residem na cidade de Girau do Ponciano tiveram a oportunidade de se submeterem a exames gratuitos de detecção de doenças visuais como glaucoma e catarata. A ação foi realizada através de uma iniciativa da prefeitura local, em parceria com o Instituto Oftalmológico de Alagoas (Iofal).
 

Durante os exames, que ocorreram durante todo o dia nas dependências do PSF da zona urbana, foram atendidas cerca de 150 pessoas. O público alvo eram idosos com idade acima de 60 anos ou portadores de diabetes e hipertensão, assim como pessoas que têm parentesco com portadores de glaucoma. Quem não pôde ser atendido naquela oportunidade teve os atendimentos agendados para outra data.
 

Após ser feita a avaliação da pressão ocular, caso fossem detectados os sintomas da doença, os pacientes eram encaminhados para um oftalmologista para dar prosseguimento ao tratamento. A equipe de profissionais envolvidos na ação era composta por: médicos, agentes comunitários de saúde e enfermeiros.
 

De acordo com Maria José dos Santos (72), o momento era de realização. “Há muitos anos eu esperava uma oportunidade para poder fazer um exame de vista e também um tratamento. Agradeço primeiramente a Deus, em seguida ao prefeito David Barros e ao vice Gilberto Barros”, disse a idosa.
 

Durante a ação várias autoridades se fizeram presentes, entre elas a assessora de gabinete da Secretaria Municipal de Saúde que, na oportunidade, representou o secretário da pasta, Rogério Malta, que estava em Brasília em busca de novos investimentos para o município.
 

por Jornal Alagoas em Tempo
 


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News