26/04/2024 13:11:36

Política
16/09/2019 11:30:00

Parlamentares federais de AL viabilizam CPI contra Moro


Parlamentares federais de AL viabilizam CPI contra Moro

Com o apoio do Centrão, deputados federais de oposição conseguiram 175 assinaturas – quatro a mais do que o necessário para instalar a CPI da Vaza Jato.

A Comissão Parlamentar de Inquérito, cujo processo começou a tramitar nesta quinta-feira (12), após instalada vai apurar procedimentos da Operação Lava Jato com base nas mensagens de procuradores e do então juiz Sergio Moro reveladas pelo site The Intercept.

Das 175 assinaturas validadas pela Câmara Federal, cinco são de deputados federais de Alagoas (sem eles não se teria o número mínimo de assinaturas para o requerimento da comissão).

Pela ordem, assinaram o requerimento da CPI que pode deixar o ministro da Justiça, Sérgio Moro, na ‘berlinda’, os deputados federias de Alagoas Arthur Lira (PP), Isnaldo Bulhões Jr. (MDB), Paulão (PT), Sérgio Toledo (PL), Tereza Nelma (PSDB).

A CPI

O objetivo da CPI, segundo o requerimento é investigar “a violação dos princípios constitucionais e do Estado Democrático de Direito, em razão da suposta articulação entre os Membros da Procuradoria da República no Paraná e o então Juiz Sergio Moro da 13ª Vara Federal de Curitiba, tornadas públicas pelo site The Intercept no mês de junho do corrente ano”.

O requerimento também propõe investigar um conluio entre procuradores da Lava Jato e o ex-juiz Sergio Moro, bem como “supostas ações de irregularidade e de conduta extraprocessual”.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), de quem depende o trâmite, vem sendo pressionado para instalar a comissão.

Ele deu uma posição sobre o assunto ao ser questionado pelo El Pais. “CPI precisa de fato determinado. Apenas isso”, disse.

“Eu assinei. A Câmara tem que tomar uma posição em relação a isso. Se tiver apoio da maioria que trabalha ao lado do Rodrigo, e acredito que vai ter, ele não teria nenhum problema em liberar”, disse o deputado Paulinho da Força.

O líder da Maioria na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PP), diz que a instalação da CPI vai ser discutida com Maia em reunião do colégio de líderes partidários. O deputado Orlando Silva (PCdoB), um dos articuladores, diz que houve adesão de parlamentares não só da habitual oposição (PSOL, PDT, PT, PCdoB,PSB), mas também de PP, PMDB, PSD, PTB e Solidariedade. “A oposição sozinha seria incapaz de colher essas assinaturas. Há um desejo de esclarecer os fatos revelados, que são muito graves”, afirmou Silva.

Jornal de Alagoas



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News