26/04/2024 00:27:37

Maceió
12/09/2019 17:15:00

Incêndio provocado por carregador de celular mobiliza bombeiros


Incêndio provocado por carregador de celular mobiliza bombeiros

Dezenas de integrantes do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM) foram mobilizados, na madrugada desta quarta-feira (11) e deslocaram-se até a Avenida General Walfrido Jerônimo da Rocha, no bairro do Tabuleiro do Martins, na parte alta da cidade de Maceió.

 
Lá, os bombeiros militares fizeram o registro de um princípio de incêndio que, segundo os primeiros informes, teria sido provocado pelo mau uso de um carregador de telefone celular.
 
O equipamento, que estava sobre um sofá teria entrado em curto e dado início ás chmas, que foram controladas pelos moradores do imóvel, antes mesmo da chegada das equipes do Corpo de Bombeiros.
 
Os militares efetuaram os trabalhos de rescaldo e deram as orientaões necessárias aos moradores do imóvel, para evitar que situações desta natureza voltem a ocorrer.
 
PONDERAÇÕES DOS BOMBEIROS
 
 A maior parte desse tipo de incidente costuma ocorrer quando as pessoas utilizam os aparelhos telefônicos ao mesmo tempo em que ele está sendo carregado, o que é uma prática bastante perigosa. Vale salientar que carregadores piratas são mais propícios a provocar choques elétricos e até incêndios, pois não seguem as orientações do fabricante nem as regras de segurança previstas pela legislação específica.
 
É de extrema importância que os consumidores busquem utilizar esses itens de procedência original. No momento em que estiver sendo feita a recarga, o indicado é que o celular seja mantido sobre uma superfície rígida, arejada, seca, e que dificulte a propagação de incêndio, ficando assim distante de materiais de fácil combustão (plásticos, móveis de madeira, itens de espuma, tecidos). Deve-se evitar também o uso de muitos aparelhos ligados ao mesmo tempo em uma tomada e evitar manter os celulares carregando durante a noite toda e até mesmo sair de casa e deixar o aparelho sendo carregado. Caso ocorra um curto circuito, os riscos de incêndio aumentam e as chamas se propagam mais facilmente em contato com esses materiais.
 
O Corpo de Bombeiros recomenda que, sempre que possível, seja desligada a fonte de energia do local e, se houver vítima, que a mesma não seja diretamente tocada. O correto é que ela seja afastada da fonte elétrica com ajuda de objetos não condutores e secos, como o plástico, madeira e borracha – para que não haja risco de a outra pessoa também ser vítima do choque.  Vale ressaltar a importância de sempre ligar para o 193 nos casos desses tipos de ocorrências de incêndios (com ou sem vítimas).
 
Melhor Notícia


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News