19/04/2024 13:10:11

Economia
11/09/2019 00:00:00

Governo do Estado apresenta perspectiva de recuperação do crescimento na economia alagoana


Governo do Estado apresenta perspectiva de recuperação do crescimento na economia alagoana

Apesar da crise dos últimos anos que afetou diretamente a vida de todos os brasileiros, Alagoas já apresenta perspectivas de reaquecimento na economia, mesmo que de forma moderada. Esse foi o assunto principal do 1º Painel Elemidia, nesta quarta-feira (11), que contou com a participação do secretário de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL), George Santoro. O evento foi realizado no Hotel Ritz Lagoa da Anta e contou com a presença de empresários de diversos segmentos do Estado.

Durante sua apresentação, George Santoro trouxe um pouco do cenário atual e o comportamento do mercado frente às diversas mudanças econômicas que o país vem atravessando desde 2014.

“Muita coisa vem acontecendo no Brasil, em Alagoas e no Mundo. Hoje estamos apresentando aos empresários esse cenário econômico que vem se construindo no país. Alagoas já está se reequilibrando, gerando empregos e fortalecendo a economia em setores como a construção civil, por exemplo. O Governo vem trabalhando para ter papel fundamental nesse retorno de crescimento, vislumbrando projetos e novos investimentos, seja no setor público ou privado”, enfatiza.

Um dos pontos que o secretário mostrou preocupação foi quanto ao Produto Interno Bruto (PIB) no país. “É preocupante a situação que o Brasil vivencia, com o pouco crescimento do PIB. No início deste ano, a perspectiva era de um aumento de mais de 3%, no entanto não é isto que estamos observando e tampouco deverá acontecer nos próximos anos. Agora vivemos um declínio grande da produtividade da economia brasileira. Sem uma economia produtiva, dificilmente podemos crescer de maneira significativa. É preciso olhar com cuidado essas questões importantes”, colocou Santoro, lembrando que, na contramão do país, Alagoas volta a se destacar.

Após a palestra, George Santoro participou de um debate, mediado pelo jornalista Rodrigo Cavalcante, com os mediadores setoriais Jubson Uchôa, presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-AL), Hermann Fernandes, presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap-AL), Kennedy Calheiros, presidente da Associação Comercial de Maceió e Luiz Pires, presidente da Sindicato da Habitação/Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores (Sindicovi/Fenabrav-AL).

“Muito bom acompanhar a apresentação do secretário que nos apresentou dados animadores. O cenário nacional mostra que o país começa a sair da crise e o setor imobiliário inicia melhoras em Alagoas. Estamos otimistas, mas cautelosos. Estamos saindo de uma crise de quatro anos e o setor da construção foi o que apresentou o PIB mais negativo. Alagoas começa a mostrar diferenças no setor e isso tem nos ajudado. O Governo organizou as suas contas bem antes que nosso país e isso vem refletindo bem mais rápido do que em outras localidades do Nordeste”, explicou o presidente da Ademi-AL, Jubson Uchôa. 

*Redação Alagoas Alerta com Agência Alagoas 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 30
Notícias Agora
Google News