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Educação
12/09/2019 10:30:00

Escolas mobilizam alunos para responder sobre o Novo Ensino Médio


Escolas mobilizam alunos para responder sobre o Novo Ensino Médio

Agência Alagoas

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Ouvir os estudantes tem sido uma das metodologias utilizadas para a elaboração do Referencial Curricular do Ensino Médio em Alagoas. A participação dos jovens ajuda na identificação das necessidades, dos anseios e das melhorias propostas pelos alunos para a rede estadual de ensino.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) quer ouvir os estudantes do ensino médio da rede estadual para a elaboração do Referencial Curricular da modalidade, que guiará as escolas e os municípios na construção do currículo do Novo Ensino Médio, que será implementado em 2021.

A consulta ocorre, em parceria com o site Porvir, até dia 16 deste mês pelo site da Seduc (www.educacao.al.gov.br) ou por meio do endereço eletrônico http://porvir.org/nossaescolaquestionario-al/.

A escuta está aberta para todos os estudantes da rede estadual de ensino. O aluno responderá a um questionário com perguntas sobre si, a realidade da sua escola, qual tipo de escola gostaria de ter, quais as atividades que a unidade de ensino onde estuda oferece e quais ações não podem faltar para se ter um bom ambiente de aprendizagem. O resultado do questionário ajudará nas discussões, gerando ideias e concretizando mudanças na escola/ rede de ensino.

Mobilização - A Escola Estadual Prof° Eduardo da Mota Trigueiros, no Conjunto Santo Eduardo, em Maceió, foi umas unidades de ensino que mobilizou seus estudantes para responderem ao questionário com 25 questões elaborado pela Seduc.

Para a estudante Débora Lívia, da 1ª série do ensino médio, escutar os estudantes na construção do Ensino Médio e sobre o ambiente escolar é necessário. "Poder dar a nossa opinião é muito importante, para expormos as nossas demandas, quais mudanças queremos. Espero que o Novo Ensino Médio contribua bastante no desenvolvimento do aluno e melhore a educação. Ouvir o que o aluno tem a dizer vai ajudar bastante", afirmou Débora.

Mariana Victória Santa Cruz, outra aluna da 1ª série, também destacou a importância de se evidenciar os estudantes para a construção do currículo. “Achei muito interessante esse questionário e a oportunidade de expressarmos nossas opiniões acerca do que seria mais educativo e produtivo para a nossa escola. Afinal, somos nós que passamos a maior parte do tempo na escola”, ressaltou a garota.

O estudante Marcelo Santos, também da 1° série do ensino médio, diz que escutar a opinião dos alunos é essencial. "É interessante saber o que o aluno acha sobre a educação e o ensino. Como nossa escola é ensino integral, passamos o dia todo aqui", contou Marcelo.

Ouvindo o aluno - Para o professor de matemática, Romilson Gomes, que ajudou a mobilizar os estudantes, ouvi-los é fundamental neste processo. "O objetivo da escuta, diante das mudanças que o novo ensino médio propõe, é fazer com que o aluno aponte os seus anseios e necessidades, para que, com base no que eles disserem, esse ensino médio seja pensado por meio de outras metodologias e formas de ensinar", explicou o professor.

Francisco Lima, gestor da Escola Mota Trigueiros, elogia a iniciativa. "A escola está se estruturando para a aplicação dos ateliês pedagógicos propostos pelo Novo Ensino Médio. Essa escuta é de suma importância para poder ouvir o aluno e poder ter evidência do que de fato é importante para ele como eles se sentem no ambiente escolar”, afirmou o diretor.

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