19/04/2024 03:31:31

Economia
11/09/2019 15:00:00

Governo vê inflação mais baixa em 2019, eleva projeção para PIB a +0,85%


Governo vê inflação mais baixa em 2019, eleva projeção para PIB a +0,85%

O governo passou a ver uma inflação mais baixa neste ano, e elevou ligeiramente o crescimento esperado para a economia, pontuando que um desempenho mais forte da atividade no quarto trimestre deve compensar uma performance mais fraca para o trimestre atual.

Em seu boletim macrofiscal divulgado nesta terça-feira, a secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia projetou alta do Produto Interno Bruto (PIB) este ano a 0,8%, sobre 0,81% anteriormente.

Contudo, o secretário da pasta, Adolfo Sachsida, informou em coletiva de imprensa que a nova estimativa com duas casas decimais é de 0,85% para o PIB em 2019 --aumento, portanto, em relação ao patamar visto anteriormente.

Já para a inflação medida pelo IPCA, a elevação passou a ser estimada pela SPE em 3,6% para 2019, ante 3,8% antes.

"Embora a projeção para o crescimento da atividade no terceiro trimestre tenha sido reduzida, a melhora das estimativas para o último trimestre de 2019 compensou a piora dos indicadores referentes ao trimestre atual", frisou a secretaria no boletim.

"Projeta-se recuperação da atividade a partir de setembro deste ano, como resposta dos efeitos iniciais do corte de juros, da elevação da confiança e início das liberações de recursos do saque imediato do FGTS", completou.

A SPE reforçou que, do impulso total de 0,35 ponto percentual esperado para o PIB em 12 meses com a liberação de recursos do FGTS, 0,14 ponto deverá ocorrer ainda neste ano.

Sachsida avaliou que a liberação de recursos prevista ainda para este ano será expressiva e ajudará numa retomada com mais força da economia a partir de setembro

"Em agosto parece que se encerrou ciclo extremamente difícil da economia brasileira, a partir de setembro vamos poder observar com mais consistência uma retomada passo a passo da recuperação da economia", afirmou.

Ele também citou outras medidas tomadas pelo governo que estão sinalizando a busca por um reequilíbrio das contas públicas e o compromisso em melhorar o ambiente de negócios, como a reforma da Previdência em vias de ser aprovada no Senado e iniciativas de desburocratização para negócios, incluindo a lei da Liberdade Econômica.

"Governo é firme, teto fica de pé, (meta de) primário fica de pé, regra de ouro fica de pé", disse ele, sobre o compromisso com o atual arcabouço fiscal.

Por outro lado, Sachsida ponderou que três cenários seguem inspirando cuidados: baixa produtividade da economia brasileira, um cenário fiscal que permanece delicado e uma conjuntura internacional que mostra queda no crescimento de vários países do mundo.

DESCELERAÇÃO NO 3º TRI

Para o terceiro trimestre, a expectativa da SPE é de uma expansão de 0,2% do PIB em relação aos três meses anteriores, numa perda de fôlego ante o crescimento de 0,4% exibido pelo PIB no segundo trimestre.

De acordo com a SPE, essa desaceleração deverá ser observada "em quase todas as aberturas de serviços". Estimativa é que o setor de serviços tenha alta de 0,2% no terceiro trimestre, depois de crescer 0,3% no período anterior. A indústria deve encolher 0,4% no trimestre julho-setembro e o setor agropecuário crescerá 2,0%, calcula a SPE.

Sobre o comportamento do IPCA, a SPE afirmou que "mais uma vez, a intensidade da descompressão do preço de alimentos foi responsável por parte da queda da estimativa de inflação".

Os novos números do boletim da SPE vão embasar o próximo relatório bimestral de receitas e despesas que, por lei, deve ser publicado até o dia 22 deste mês. No documento, o governo refaz suas projeções de receitas e despesas e adota ações para garantir o cumprimento da meta fiscal, fixada neste ano em um déficit primário de 139 bilhões de reais para o governo central.

Até agora, já foram contingenciados gastos discricionários de 34 bilhões de reais para assegurá-la.

Questionado se a melhoria prevista para o PIB permitiria uma diminuição do contingenciamento, Sachsida afirmou que essa era apenas uma das variáveis analisadas num processo maior referente à confecção do relatório de receitas e despesas.

Por isso, ainda não seria possível antecipar eventual descongelamento de gastos no Orçamento, completou.

Jornal do Brasil



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 28
Notícias Agora
Google News