23/04/2024 19:44:45

Política
06/09/2019 15:00:00

Bolsonaro escolhe Augusto Aras como novo Procurador-Geral da República


Bolsonaro escolhe Augusto Aras como novo Procurador-Geral da República

O presidente Jair Bolsonaro escolheu, nesta quinta-feira (5), o atual subprocurador-geral da República do Brasil, Augusto Aras, para suceder Raquel Dodge no cargo. A informação foi confirmada pela jornalista da Jovem Pan Vera Magalhães e publicada em edição extra no Diário Oficial da União (DOU).

“Acabei de indicar Augusto Aras para chefiar o MPF”, afirmou Bolsonaro, na inauguração do Observatório da Agropecuária Brasileira.

Aras e Bolsonaro tiveram cerca de sete encontros nos últimos meses. O subprocurador era um dos nomes mais cotados no início do processo de escolha, mas seu nome ficou em dúvida após ser divulgado que ele teria defendido o Movimento Sem-Terra (MST) em um discurso na Câmara dos Deputados em 2008 e que promoveu jantares com a presença de políticos do PT.

Aras é advogado e professor da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB). Ele foi apresentado pelo ex-deputado Alberto Fraga, do DEM, um dos políticos mais próximos de Bolsonaro e fundador da chamada “bancada da bala” na Câmara dos Deputados.

O subprocurador, que estava fora da lista tríplice elaborada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), se apresentou como um crítico do “corporativismo” dentro do Ministério Público Federal (MPF).

Aras é visto como conservador e o mais alinhado ideologicamente com Bolsonaro dentre os candidatos ao cargo. Ele também se coloca como favorável à agenda de reformas do governo, tem o apoio dos filhos do presidente e de um dos ministros mais prestigiados pelo presidente, Tarcísio de Freitas, da Infraestrutura.

Ele foi considerado importante para destravar a concessão da Ferrovia Norte-Sul. Bolsonaro tem repetido que Tarcísio faz parte do “centrão” do governo, ao lado dos ministros da Justiça, Sergio Moro, e da Economia, Paulo Guedes.

Mais cedo, Bolsonaro disse que “qualquer que fosse o indicado, iria apanhar”. Aras entra no lugar da atual procuradora-geral, Raquel Dodge, cujo mandato termina no dia 17. O presidente havia dito ser importante “que o novo procurador-geral tenha perfeita consciência que é poder com superpoderes, mas que, acima de tudo, tem de estar preocupado com desenvolvimento do Brasil”.

JP



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 39
Notícias Agora
Google News