24/04/2024 03:23:24

Política
01/09/2019 12:30:00

Deputada do MDB faz duras críticas à Secretaria de Educação de AL


Deputada do MDB faz duras críticas à Secretaria de Educação de AL

Na última quarta-feira (28), durante a sessão da Assembleia Legislativa, a bancada do governo e a oposição do vice-governador e secretário de Educação do Estado, Luciano Barbosa, foram alvo de várias críticas por parte de alguns deputados. 

No plenário, Davi Maia (DEM) fez cobranças sobre o Programa Escola 10, prometido e ainda não entregue pelo Estado, aos municípios que melhoraram o IDEB, abrindo um intenso debate na Casa.

Mas, as maiores críticas vieram por parte da deputada Jó Pereira, do mesmo MDB do governador Renan Filho e de Luciano Barbosa.

Jó criticou a ausência da Secretaria de Educação nas discussões sobre a política educacional, que são realizadas em sessões públicas na Assembleia Legislativa de Alagoas.

“Realizamos audiências públicas e insistentemente nos deparamos com a ausência da Secretaria de Educação, que faz ‘carta de papai noel’ com o Plano Estadual de Educação e mostra mais uma vez a falta total de planejamento”, afirmou.

Em defesa de Barbosa saíram apenas o líder do governo, Sílvio Camelo (PV) e o deputado Ricardo Nezinho, MDB. Como argumento, Nezinho citou melhorias na reforma e construção de escolas e ginásios e o avanço do Fundeb.

Jó Pereira ressaltou que qualidade da educação não se mede por obras, mas por indicadores: “20% das nossas crianças de até 8 anos não sabem ler, são analfabetas”, disse.

A deputada deu ainda outro dado preocupante: “em 2014 tínhamos na rede estadual, incluindo ensino médio e fundamental 205 mil alunos hoje temos, em 2018, 178 mil alunos. Ou nós monitoramos esses números ou vamos estar investindo no que não precisa, no que não é prioridade. Escolas precisam ser reformadas ao mesmo que ofertamos professores, com formação valorização, tecnologia que tragam o aluno para dentro do ambiente de ensino”, disse.

“E falando da rede de ensino médio exclusivamente, só do ensino médio, que é de responsabilidade exclusiva do Estado, em 2014 eram 103 mil alunos. Em 2018 eram 94,4 mil. Ou seja houve uma redução de 9,3%, o que significa cerca de 70 mil jovens de 15 a 17 anos fora da escola. Esses sã números que precisamos nos debruçar e melhorar. Toda a matricula de Alagoas 24% é do Estado e 76% dos municípios. Existe uma sobrecarga nos municípios alagoanas”, completou.

Falta o 15º

O debate na Assembleia Legislativa foi iniciado pela discussão de projeto do Executivo que pede autorização para pagamento do prêmio, cerca de R$ 20 milhões, para os municípios.

A deputada pediu, durante aparte no discurso de Davi Maia, que “a Casa faça um esforço conjunto para que o governo do Estado encaminhasse complemente o projeto com o 15º dos professores”, outra premiação prometida e não entregue no programa Escola 10.

“É necessário que o governo encaminhe junto como repasse para os municípios o acréscimo do 15o dos professores que tanto se esforçaram para conseguir os resultados do IDEB que foram alcançados”, apontou.

Jornal de Alagoas



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News